Dia dos Namorados também é marcado por golpes cibernéticos: saiba os principais, e como se proteger

Especialista da ISH Tecnologia traz as principais dicas, de presentes para parceiros ou uso de apps de relacionamento

GABRIEL JORDãO
12/06/2025 13h29 - Atualizado há 1 mês

Dia dos Namorados também é marcado por golpes cibernéticos: saiba os principais, e como se proteger
Pixabay

Com a popularização da internet e das redes sociais, o Dia dos Namorados ganhou novos contornos. Seja na busca pelo presente ideal para a pessoa amada ou na utilização de aplicativos de relacionamento para encontrar um parceiro, a data se tornou ainda mais conectada ao ambiente digital. No entanto, esses mesmos fatores fazem com que essa celebração seja altamente explorada por cibercriminosos. O aumento das compras online e da busca por experiências com o parceiro transforma o dia 12 de junho em uma oportunidade para a aplicação de golpes. 

"Hoje em dia, é igualmente fácil chegar num potencial parceiro, ou em um golpista", afirma Ismael Rocha, Especialista em Inteligência de Ameaças da ISH Tecnologia, referência nacional em cibersegurança. "Enquanto planejamos surpresas e expressamos nosso carinho, é igualmente importante que nos mantenhamos atentos e informados sobre as formas de proteção contra esses riscos indesejáveis." 

O especialista apresenta os principais tipos de golpes mais comuns nesta época do ano, e os cuidados necessários: 

 

Golpes de namoro: Os criminosos costumam criar perfis falsos em redes sociais ou sites de relacionamento com o objetivo de conquistar a confiança das vítimas. No fundo, o único interesse é extorquir dinheiro ou obter informações sensíveis para aplicar fraudes futuras. A recomendação aqui é nunca compartilhar dados bancários ou pessoais com alguém que você nunca conheceu pessoalmente, e ficar atento a sinais como mensagens com tom de urgência. 

 

Catfishing: Esse golpe também envolve perfis falsos, mas com um agravante: os criminosos utilizam fotos e informações reais de terceiros, sem o consentimento deles, para se passar por outra pessoa. É essencial ter cautela ao interagir com novos contatos nessas plataformas, observando sinais de histórias inconsistentes ou comportamentos suspeitos. 

 

Sites fraudulentos: Em razão da alta demanda da data, e da procura por presentes ou passeios, muitos sites falsos são criados e disseminados por criminosos. Ao serem acessados, podem desviar o dinheiro investido no presente ou roubar dados sensíveis, como o número do cartão de crédito. A melhor prática é recorrer a lojas e fornecedores de confiança, verificar avaliações de outros consumidores e evitar clicar em links suspeitos cuja procedência não possa ser confirmada. 

 

Promoções enganosas: Algumas ofertas divulgadas no período parecem vantajosas demais para serem verdadeiras — e na maioria das vezes, realmente não são. É comum que cibercriminosos utilizem mensagens em aplicativos como o WhatsApp para incentivar respostas a pesquisas e compartilhamentos em troca de brindes ou descontos. No entanto, muitas dessas ações são armadilhas para instalar malwares em dispositivos. Além disso, é sempre recomendável desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado. 

 

Além desses cuidados, Rocha reforça que contar com soluções de antivírus instaladas em celulares e computadores é essencial, assim como utilizar senhas fortes e exclusivas para contas pessoais e profissionais. Caso um golpe seja bem-sucedido, essas medidas podem ser a última barreira contra o roubo de dados. 

 

Sobre a ISH Tecnologia   

A ISH Tecnologia, parte do grupo ISH Tech, foi fundada em 1996 e é líder nos segmentos de cibersegurança, infraestrutura crítica e nuvens blindadas. Com mais de 900 colaboradores e 600 clientes de todos os setores da economia, a empresa ocupa a 19ª posição no ranking das 250 principais provedoras de serviços de segurança gerenciados do mundo, conforme publicado pela MSSP Alert.   


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gabriel Chilio Jordão
gabriel.chilio@inkcomunicacao.com.br


Notícias Relacionadas »