Com o avanço do e-commerce brasileiro e o aumento das ameaças digitais, plataformas especializadas em vendas online têm intensificado os esforços em segurança cibernética. No primeiro semestre de 2025, a Yampi — plataforma completa de e-commerce 100% brasileira — bloqueou mais de 90 mil tentativas de transações fraudulentas, um aumento de 116% em comparação com o segundo semestre de 2024. O número expressivo reflete o cenário de crescente ameaça digital que acompanha a expansão do e-commerce no país. Em 2024 o setor teve uma alta 10,5% em relação a 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
De acordo com levantamento da própria Yampi, os ataques se concentram principalmente no fim da tarde, entre 16h e 19h — janela que tem se mostrado crítica para a atuação de fraudadores. O dado reforça a importância de soluções de segurança cada vez mais robustas, que combinem tecnologia, processos e conscientização.
“O combate a fraudes não depende apenas de ferramentas. Investimos na formação de uma equipe especializada e na criação de uma cultura de mitigação de riscos em todos os níveis da operação”, afirma Jenésio Costa, head de Segurança e Risco da Yampi.
Nos últimos meses, a empresa reforçou seus controles operacionais com mecanismos de validação de acesso mais rigorosos, ampliou os treinamentos internos e implementou checagens periódicas em diferentes áreas. A Yampi também conquistou a certificação PCI-DSS Tier 1 — o mais alto padrão global em segurança para armazenamento e processamento de cartões de crédito — e atua em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Expansão do e-commerce exige atenção redobrada à cibersegurança
Segundo o Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com dados da Receita Federal, o avanço do comércio eletrônico brasileiro é substancial. No acumulado dos últimos cinco anos, o crescimento é de 311%. O salto é ainda mais relevante entre micro e pequenas empresas (MPEs), que passaram de R$ 5 bilhões em vendas online em 2019 para R$ 67 bilhões em 2024 — um aumento de 1.200%.
A Yampi, que atende milhares de lojistas no país, alerta que a digitalização dos negócios, embora impulsione o faturamento, também atrai um volume maior de tentativas de golpe. Para as empresas, a escolha de uma plataforma que invista continuamente em cibersegurança pode ser decisiva para a sustentabilidade e o crescimento dos negócios digitais.
“A segurança no e-commerce não depende apenas da plataforma, mas também da postura dos lojistas. A atualização de sistemas, a capacitação das equipes e o controle adequado de acessos são medidas essenciais para mitigar riscos. Quanto mais preparados estivermos, mais resiliente será todo o ecossistema digital”, aponta o head de segurança e risco.
Boas práticas para lojistas se protegerem no ambiente digital
Para acompanhar a crescente sofisticação dos golpes, Jenésio compartilha boas práticas que que lojistas e empreendedores digitais devem adotar de maneira simples, mas que são muito eficazes para a cibersegurança de suas lojas. Entre elas:
“Ao adotar essas práticas em conjunto com plataformas que investem em proteção ativa contra fraudes, lojistas se colocam em posição mais segura para crescer no ambiente digital com confiança", conclui Costa.
Sobre a Yampi
Fundada em 2011, a Yampi é uma plataforma de e-commerce 100% brasileira que oferece soluções tecnológicas para lojistas e empreendedores digitais. Com mais de 170 mil lojas e mais de 128 milhões de pedidos processados, a plataforma se destaca pela estabilidade, alta taxa de conversão e um portfólio de recursos nativos que atendem negócios de diferentes portes.
Com o objetivo de democratizar o e-commerce no Brasil, a Yampi disponibiliza uma infraestrutura robusta para lojas virtuais personalizadas e um Checkout Transparente otimizado para o mercado nacional, além de múltiplas integrações com ferramentas estratégicas do setor. A plataforma já é a escolha de grandes marcas do e-commerce, como Sofá na Caixa, Always Fit, Barbour's Beauty, QCY, Linda Casa, Peach Up, dentre outros. Para mais informações, acesse: https://www.yampi.com.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
POLLYANA DEL ROSARIO REYES E SILVA
[email protected]