A análise da 6Wresearch aponta que o mercado latino-americano de facilities deve registrar um crescimento anual composto (CAGR) de 7,2% entre 2025 e 2031, impulsionado por setores como automação e IoT. Além disso, a WorkTrek estima que aproximadamente 37% das empresas globais planejam aumentar seus investimentos em softwares de facilities e o Brasil deve seguir o movimento.
Segundo Thais Mendes, Head of Customer Experience, na área de Smart Solutions da Pitney Bowes, multinacional orientada pela tecnologia que oferece soluções de envio em SaaS e inovação em correspondências em todo o mundo, no Brasil, o movimento também é acelerado por exigências de compliance, LGPD e pela transformação digital.
“Com o avanço dos e-commerces e o trabalho híbrido, condomínios residenciais e corporativos têm aumentado o volume do fluxo de envio e recebimento de pacotes e encomendas. Perder ou extraviar uma entrega pode significar em prejuízo e, até mesmo, em riscos para a imagem do síndico ou administrador”, explica a Head.
Ainda conforme a porta-voz, a transformação tecnológica também redefine os protocolos tradicionais de mensageria, como e-mails e mensagens instantâneas, que passam a ser substituídos — ou complementados — por sistemas integrados com automação e controle. Esses sistemas monitoram fluxos, garantem rastreabilidade de ponta a ponta e permitem que os envios e recebimentos sejam auditáveis em tempo real, elemento crucial em empresas e condomínios.
Automatizar a mensageria é uma forma eficaz de reduzir gargalos operacionais, minimizar erros manuais e aumentar a produtividade. Com a digitalização e integração de processos, é possível garantir maior controle sobre os envios, melhorar a experiência do cliente interno e externo e fortalecer a segurança da informação.
Outro benefício apontado pela especialista é a coleta das informações e a gestão unificada, onde em um único lugar é possível gerenciar toda a coleta e envio de ponta a ponta. Além disso, contar com pessoas capacitadas, qualificadas e que prezam pela segurança e normas, faz toda a diferença.
Com a digitalização acelerada, no entanto, cresce também o desafio de manter conformidade com normas nacionais e internacionais. Soluções como sistemas de automação de mensageria ajudam a garantir que todos os registros de entrega e envio de encomendas fiquem armazenados de forma segura. A automação contribui para a conformidade regulatória, ao assegurar que documentos e dados sejam tratados de forma adequada e rastreável, com registros auditáveis.
Documentos como contratos, boletos, comunicações legais ou relatórios extraviados representam risco de multas, litígios e perda de credibilidade, com consequências potencialmente milionárias.
A Lei nº 6.538/79 assegura que condomínios têm dever legal de receber correspondências, mas também impõem responsabilidade por extravios ocorridos em áreas comuns. Segundo a JusBrasil, casos judiciais no Brasil já reconhecem que perdas de encomendas na portaria podem gerar ações indenizatórias, aumento de conflitos e desgaste significativo na relação com moradores.
“Empresas precisam lidar com grandes quantidades de documentos sensíveis, como contratos, faturas, relatórios e documentos legais. Isso requer soluções robustas, escaláveis e integradas a outros sistemas de gestão empresarial”, conclui Thais.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA REBELO ALVES
[email protected]