Maior cooperativa de energia do Brasil patrocina projeto de desenvolvimento pessoal para crianças carentes

FRANK ROGÉRIO (11) 99991 - 9246
12/05/2025 10h26 - Atualizado há 9 horas

Maior cooperativa de energia do Brasil patrocina projeto de desenvolvimento pessoal para crianças carentes
Divulgação
Trabalhar a as habilidades cognitivas e socioemocionais de uma criança significa despertar os seus sentidos e instigar novas possibilidades, mostrar a ela uma nova visão de futuro. Essa é a proposta do Projeto Endurance que a marca COGECOM começou patrocinando no Estado da Paraná desde 2022. O Endurance é uma verdadeira jornada de aprendizado transformadora, com experiências práticas, divertidas e lúdicas, para que as crianças aprendam brincando e se desenvolvam de forma mais leve e envolvente.

A COGECOM nasceu em 2017 e hoje é a maior cooperativa de energia elétrica do Brasil. Para a gerente de marketing da COGECOM, Cleide Marchi, “o foco do projeto é desenvolver o protagonismo social, a cidadania e a capacidade de empreendedorismo das crianças. Sabemos que muitas dessas crianças enfrentam dificuldades de acesso, por isso queremos trazer uma nova visão para o futuro delas”. São atendidas pelo Endurance crianças entre 5 e 9 anos que estejam em estado de vulnerabilidade social em comunidades carentes.


Cleide conta que para ampliar o número de crianças atendidas em 2023 foi criada o COGECOM Endurance Multiplicadores, uma evolução do projeto original para a formação de novos educadores para aplicar a metodologia em sala de aula. “O projeto já impactou mais de 7.500 pessoas, entre crianças, educadores e demais envolvidos”, informa ela. Hoje o projeto já atua nos Estados do Paraná e Santa Catarina.

O Endurance faz encontros itinerantes. Esse formato de circulação procura proporcionar uma experiência externa única que elas provavelmente não teriam na sua rotina de aprendizado. “Já tivemos encontros memoráveis, como na famosa roda gigante de Balneário Camboriú, a FG Big Wheel! Foi um momento muito especial para as crianças! O projeto também passou por lugares como o Oceanic Aquarium, o Barco Pirata, o Parque Interpraias, The Ocean Race e o Estaleiro OKEAN, todos pontos turísticos da região de Balneário Camboriú e Itajaí”, informa a gerente Cleide.

Na capital paranaense, já foram realizados encontros no Jardim Botânico, na PUC-PR, na Pedreira Paulo Leminski, Campus da Indústria da FIEP e no Parque Barigui, entre outros. "O engajamento das crianças é maravilhoso, e os resultados da participação são muito positivos”. O projeto é 100% patrocinado pela Cogecom e o marketing explica que foi conquistado pelo foco do programa em habilidades essenciais como inteligência emocional, cidadania, autonomia, educação financeira, empatia, criatividade e, claro, a sustentabilidade, temas que, muitas vezes, não são abordados na educação tradicional.

Sobre o retorno institucional desse patrocínio Cleide Marchi explica que a marca COGECOM “está realmente comprometida e ativa na responsabilidade social. E, claro, todo esse trabalho tem um impacto positivo na imagem da cooperativa. Pra gente, esse projeto é uma chance de fazer um movimento na formação de cidadãos mais conscientes e engajados. O objetivo da Cogecom é não apenas impactar o setor elétrico com um trabalho sério e responsável, mas também gerar transformação real na vida das comunidades. E quando vemos a emoção nos olhos das crianças ao final de cada edição do projeto, temos a certeza de que estamos no caminho certo e de que, sim, é possível sermos protagonistas dessa mudança.”


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FRANK ROGERIO DA FONSECA MARTINS
[email protected]


Notícias Relacionadas »