Zumbi convoca policiais para letramento racial
LUCIANA FREI
29/07/2025 13h54 - Atualizado há 22 horas
Reitor José Vicente, foto divulgação
A Universidade Zumbi dos Palmares, que lidera o movimento Segurança do Futuro — criado em 2020, na esteira do assassinato de George Floyd nos Estados Unidos —, está intensificando a mobilização por mais letramento racial nas forças policiais brasileiras.
José Vicente, reitor da instituição, faz um apelo direto aos profissionais de segurança pública e privada, convidando-os a participar do curso oferecido pela universidade. “O ser humano é intolerante, mas é inadmissível que policiais ainda se escondam atrás de desculpas como o desconhecimento para tirar a vida de um cidadão apenas por estar correndo para pegar o ônibus e voltar para casa”, afirma.
O reitor cita o caso de Guilherme Dias Santos Ferreira, jovem negro morto em circunstâncias violentas, como exemplo de que a abordagem policial ainda carrega preconceitos estruturais. “Situações como essa não podem mais acontecer. Colocamos, mais uma vez, à disposição da sociedade e, principalmente, de todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com segurança pública e privada, o curso de letramento racial”, diz Vicente.
Para ele, a mudança de mentalidade é urgente. “Todos precisam entender que um negro correndo é apenas um cidadão apressado, como qualquer pessoa de outra raça”, completa.
Luciana Frei –
(11) 9 5134 9665
[email protected] Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA GONÇALVES FREI
[email protected]