Metrô de SP inicia testes com novo trem da Frota S na Linha 15-Prata

Circulação será suspensa entre sábado (3) e domingo (4) para testes sem passageiros; usuários serão atendidos por ônibus do sistema Paese.

Redação - Itaquera em Notícias
01/05/2025 17h59 - Atualizado há 2 dias

Metrô de SP inicia testes com novo trem da Frota S na Linha 15-Prata
Reprodução / Metrô CPTM

Cinco meses após a chegada do primeiro trem da nova Frota S, o Metrô de São Paulo iniciará os testes com a composição na Linha 15-Prata neste fim de semana. Os ensaios ocorrerão entre as 20h do sábado (3) e a meia-noite de domingo (4 para segunda), período em que a linha será fechada para o público. Nesse intervalo, os passageiros serão atendidos por ônibus do sistema Paese, que circularão entre as estações Jardim Colonial e Vila Prudente.

Segundo o Metrô, a interrupção é necessária para a realização de “rigorosos testes e cumprimentos de protocolos que garantem o certificado de segurança do trem”. A Frota S foi adquirida com o objetivo de reforçar a operação do monotrilho, que atualmente conta com 25 trens da Frota M – dois a menos que o previsto inicialmente, após acidentes que danificaram quatro composições.

A frota original, fornecida pela canadense Bombardier, previa 54 trens fabricados em parceria com o Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML). O primeiro lote de 27 unidades teve apenas o trem piloto montado no Canadá, enquanto os demais foram produzidos no Brasil. A colisão de dois desses trens fora do horário de operação reduziu o número efetivo em circulação.

Agora, os novos trens da Frota S são fabricados pela CRRC em parceria com a Alstom, que adquiriu a Bombardier. A encomenda total é de 19 composições, das quais quatro já chegaram ao Pátio Oratório. A expectativa é que todas estejam no Brasil até o fim de 2026, contribuindo para melhorar o serviço e atender futuras expansões da Linha 15.

Essas expansões incluem três novas estações – Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga – previstas para 2027. Com mais trens em operação, o Metrô espera reduzir o intervalo entre as composições e dar mais confiabilidade ao serviço na zona leste de São Paulo.


FONTE: Metrô CPTM
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