Rio de Janeiro, 29 de abril de 2025 – A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do Brasil, marcará presença na 3ª edição do Web Summit Rio, maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, que será realizado entre os dias 27 e 30 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro. A empresa, que patrocina o evento pelo terceiro ano consecutivo, levará para seu estande discussões sobre inteligência artificial, tecnologia e inovação aplicada aos negócios, eficiência energética, experiência do cliente e pauta social de combate à violência sexual de crianças e adolescentes.
Durante os três dias de evento, o estande da Vibra, localizado no pavilhão 3, Nº E361, terá uma programação intensa e focada em promover conversas, com debates e experiências imersivas. A cada dia uma temática: no dia 1 as discussões e mesas abordarão os principais negócios Vibra dentro do mercado de distribuição de combustível, no dia 2, o foco será energia e abordando novos biocombustíveis, eficiência, eletromobilidade e descarbonização, já no terceiro dia o tema é inovação e inteligência artificial.
Um dos destaques será a Loja de Inconveniência, ativação impactante que chamou a atenção do público quando foi instalada na Avenida Paulista e chega agora ao WebSummit para jogar ainda mais luz ao do combate à violência sexual infantil. O tema ainda será levado por Aspen Andersen, vice-presidente de Gente, Tecnologia e ESG da Vibra, para o Palco CIS, dia 29, às 17h, em uma conversa com Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta. Ao lado de Mariana Santarém, vice-presidente de produtos e experiência do cliente da Vibra, dia 29, às 14h, Aspen participará também de uma Masterclass com Karina Lima, Head de startups da AWS, apresentando o case “No pAIn, no gAIn, como a IA, junto com as pessoas, pode transformar a experiência do cliente” no Palco Masterclass. Outra atração que promete é a palestra exclusiva do especialista em marketing digital Neil Patel no estande da companhia, no dia 28, às 17h.
“A Vibra está acelerando sua transformação por meio de uma estratégia abrangente de IA, com experimentações e projetos já em execução em diversas áreas de negócio: manutenção preditiva, pricing, previsão de mercado e aprimoramento do atendimento ao cliente. A expansão da IA não se limita à tecnologia, mas envolve também uma profunda transformação cultural em toda a organização. Esses avanços visam melhorar a eficiência, a qualidade dos serviços e a capacidade de inovação contínua, tornando a Vibra cada vez mais ágil e competitiva no mercado. Entramos em uma era em que além do recrutamento e desenvolvimento de talentos, precisamos fazer o mesmo com agentes de IA”, afirma Aspen Andersen, vice-presidente de Gente, Tecnologia e ESG da Vibra.”
Agendas no estande da Vibra
Dia1
A manhã do primeiro dia será dedicada a causa social de combate à violência sexual de crianças e adolescentes. A Vibra vai reunir em seu estande as lideranças da Childhood e do Liberta, entidades da sociedade civil que ao lado da companhia, idealizaram o Movimento Violência Sexual Zero. Às 10h30, será aberta oficialmente a “Loja de Inconveniência”. Na sequência haverá o talk “Como criar uma campanha social que se torne um movimento nacional?”, que discutirá como as campanhas sociais podem se tornar movimentos nacionais, destacando o uso de criatividade, dados e coragem. Ao longo da tarde, a Vibra apresenta uma jornada de inovação e conexão com o consumidor. Primeiro explorando o futuro dos postos de serviço na era da experiência, onde tecnologia e conveniência se unem para ir muito além do combustível. Em seguida, será contada a história do reposicionamento de Lubrax, marcando o renascimento de uma marca icônica, agora ainda mais próxima das necessidades dos motoristas. E fechando haverá uma mesa com o olhar estratégico sobre fidelização, mostrando como relações duradouras com clientes são construídas com propósito, confiança e soluções que realmente fazem a diferença. Neste mesmo dia, Neil Patel, referência global em marketing digital, fecha a programação do estande mostrando como marcas tradicionais podem se reinventar na era digital, usando dados e personalização para atrair e engajar consumidores. A participação do especialista reforça o compromisso da Vibra com a inovação e o uso inteligente da tecnologia.
Dia 2
As mesas e encontros deste dia serão dedicados à discussão dos caminhos da transformação energética em diferentes setores. Pela manhã, destacaremos como parcerias estratégicas com a Comerc têm o potencial de revolucionar infraestruturas urbanas, como o MetrôRio, e o varejo, com o Grupo Carrefour, por meio de soluções em eficiência energética. À tarde, o foco estará voltado para o futuro da mobilidade: explorando os cenários global e local da eletrificação, além de debater o papel dos combustíveis sustentáveis na aviação com GOL, Azul e Líder Aviação. Para encerrar, teremos uma reflexão sobre os desafios e oportunidades da descarbonização no setor de transportes.
Dia 3
O último dia será uma imersão nas fronteiras da inovação e da inteligência artificial. Pela manhã, um workshop prático vai ensinar a construção de agentes de IA personalizados, seguido por um painel sobre o protagonismo feminino no setor, com participação da AWS. Na sequência, uma conversa vai apresentar a visão estratégica das Big Techs para a IA, com representantes do Google Cloud e da NVIDIA. À tarde, o foco se expande para o cenário global, com debates sobre ecossistemas internacionais de inovação — da China a Israel e Europa — e uma análise do ambiente de investimentos em startups no Brasil, com destaque para os modelos de venture capital e corporate venture capital e CVC
Vibra e inovação - O Vibra co.lab é o hub de inovação da Vibra Energia, criado para impulsionar soluções tecnológicas e sustentáveis por meio da colaboração com startups, parceiros estratégicos e colaboradores internos. A iniciativa reflete o compromisso da empresa com a transformação digital, a transição energética e a criação de valor por meio da inovação aberta. Como parte desse movimento, a empresa lançou também o Vibra Ventures, seu braço de Corporate Venture Capital (CVC), com um aporte inicial de R$ 150 milhões. O fundo tem como objetivo investir em startups e scale-ups que atuem em áreas estratégicas como mobilidade, varejo, meios de pagamento e energia limpa, ampliando a atuação da Vibra em mercados como energytechs, cleantechs e fintechs.
Loja de Inconveniência: um alerta sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
A Vibra leva ao evento a “Loja de Inconveniência”, uma instalação imersiva que denuncia a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Após impactar o público na Avenida Paulista, a ação retorna em versão adaptada, com prateleiras e vitrines que expõem dados alarmantes sobre o tema — como o fato de que, a cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual, mas menos de 10% dos casos são denunciados (IPEA, 2023). Em vez de produtos, o espaço expõe verdades incômodas que transformam o consumo em consciência, com um chamado direto à sociedade: é preciso romper o silêncio e denunciar pelo Disque 100.
A Loja de Inconveniência é uma ativação da Vibra, que tem o compromisso com a causa social “Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, um dos pilares estratégicos. A ação integra um conjunto mais amplo de iniciativas da empresa, que também apoia o Movimento Violência Sexual Zero — uma coalizão que reúne mais de 110 empresas, organizações da sociedade civil e entidades comprometidas com a erradicação desse grave problema social.
PROGRAMAÇÃO | Vibra na Web Summit Rio
28/04
10h30 | Loja de Inconveniência - transformando o incômodo em potência
Com Luciana Temer, do Instituto Liberta; Anita Baggio, Diretora de ESG da Vibra
11h15 | Loja de Inconveniência: como criar uma campanha social que se torne um movimento nacional?
Com Fernanda Tchernobilisky, CEO da Pros; Pedro Capellão - Diretor Criativo da Pros; e Luiz Philipe Bowler, Diretor de Marketing, Marcas e Relações Públicas da Vibra;
12h00 | Pausa
14h00 | Muito além do combustível: a estratégia que guia a liderança de marca
Com Paula Lagreca, Gerente Executiva de Trade Marketing na Vibra; Izabella Oreiro Dir. de Soluções para Varejo da Vibra; Fabrizio Guariglia Gouveia, Empresário de Postos; e Gustavo Queiroz, Head de Marketplace no iFood.
15h00 | Talk: O Renascimento de uma Marca Forte: LUBRAX
Com Thiago Veiga, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Vibra, Aline Tassar; Gerente de Marketing e Estratégia; e Monica Vicencio, Gerente de Marcas na Vibra
16h00 | Fidelidade que conecta: construindo relacionamentos duradouros com clientes
Com Mari Alonso, Diretora de Meios de Pagamento e Fidelidade; Presidente SalesForce
17h00 | Marcas em Movimento: A Reinvenção da Presença Digital em Mercados Consolidados - Com Neil Patel, Fundador da NP Digital e New York Time Bestseller
29/04
10h30 | Soluções em Eficiência Energética: Como Transformar Infraestruturas Urbanas com a Comerc Energia e MetrôRio
Com Marcel Haratz, Diretor de Eficiência Energética na Comerc Energia, e Fábio Francisco, Gerente de Engenharia no Metrô Rio
11h15 | Transformação Energética no Varejo: A Parceria entre a Comerc Energia e o Grupo Carrefour
Com Marcel Haratz, Diretor de Eficiência Energética na Comerc Energia, e Liliane Dutra Santos, CEO Carrefour Property
12h00 | Pausa
14h00 | Masterclass Vibra - No pAIn, no gAIn. How AI with people can transform customer experience
Com Mariana Santarém, vice-presidente de produtos e experiência do cliente da Vibra; e Aspen Andersen, VP de Gente, Tecnologia e ESG da Vibra.
15h00 | SAF (Combustíveis sustentáveis na aviação): O Novo Combustível da Inovação - com GOL, Azul e Líder Aviação
Com Tomas von Atzingen, Dir.de Supply e Trading na Vibra; Eduardo Calderon, Dir. de Operações na GOL; Aletea Madacki, Coord. de Sustentabilidade da Azul; Diego Reis – Dir. Geral na Líder Aviação
16h00 | Os desafios da descarbonização no setor de transportes
Com Arthur Covatti, CEO Deep ESG; Frederico Garbuio, Transportadora Garbuio; Deborah Uchoa Gerente de Escritório de Transformação na Vibra Energia
17h00 | Let them reach the summit too. A wake up call for a social cause.
Com Aspen Andersen, VP de Gente, Tecnologia e ESG da Vibra; e Luciana Temer, CEO da Instituto Liberta
E ainda: Ao lado de Mariana Santarém, vice-presidente de produtos e experiência do cliente da Vibra, dia 29, às 14h, Aspen participará também de uma Masterclass com Karina Lima, Head de startups da AWS, apresentando o case “No pAIn, no gAIn, como a IA, junto com as pessoas, pode transformar a experiência do cliente” no Palco Masterclass.
30/04
10h00 | IA Maker: Um Agente de IA para chamar de seu
Com Guilherme Velho, Gerente da Templo; Sonia Bezerra, Gerente de Engenharia de Dados e IA na Vibra
10h45 | Elas na Inteligência Artificial: protagonismo feminino em um futuro que já chegou - com AWS
Com Isabella Perrut, Gerente de Dados e IA; Jennifer Mauri, Gerente de Inovação; Carina Ameijeiras, Head de Dados e Analytics na AWS, Sonia Bezerra, Gerente de Engenharia de Dados e IA na Vibra
11h30 | A visão das Big Techs sobre IA – com Google Cloud e NVIDIA
Com Leo Almeida, Dir. na Google Cloud; Renato Vieira, Dir. de Inovação e IA na Vibra; Fernando Pereira, Sênior Manager na NVIDIA.
12h00 | Pausa
14h00 | Ecossistemas internacionais de inovação: China, Israel e Europa
Com Thiago Silveira, Invest Hong Kong; Matteo Cervelli, Head de Inovação da Vibra; William Kern Associate Parter of IBI-Tech; Isabela Temístocles, Program Manager na Swissnex
15h00 | Ecossistema de Investimento em Startups: VC e CVC no Brasil
Com Caio Scofano - Head Corporate Venture Capital da Vibra, Peter Seiffert, CEO Valetec; Ana Rezende, Partner at Astella; Alice Lepique, Vice Presidente ONEVC; Pedro de Paula, CEO Car Big Data
16h00 | Encerramento: O Futuro não é um Lugar
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de inovação e ESG do setor. Nos últimos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt.
No mercado automotivo, a empresa detém a licença da marca Petrobras, formando uma rede com mais de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, com franquias como BR Mania e Lubrax+. Presença em todas as regiões, a Vibra atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo, incluindo aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos. A Vibra possui a maior planta de lubrificantes da América Latina e é reconhecida pela marca Lubrax. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
Siga a Vibra nas redes sociais:
Instagram - vibraenergiaoficial
LinkedIn - Vibra Energia
Youtube - Vibra Energia
|
InPress Porter Novelli - Agência de Comunicação da Vibra
(21) 98438-0308/ (21) 98093-8364 / (21) 99101-0248
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNELA ALVES RIBEIRO
[email protected]