Peça interativa ensina estudantes da rede pública do interior de São Paulo a manter hábitos saudáveis

Projeto na região metropolitana de Campinas também integra oficinas gratuitas para adultos e palestras para professores

ANGELO MIGUEL | BACURI COMUNICAçãO
24/04/2025 16h59 - Atualizado há 13 horas

Peça interativa ensina estudantes da rede pública do interior de São Paulo a manter hábitos saudáveis
Divulgação
 

Entre os dias 28 e 29 de abril de 2025, alunos do ensino infantil e fundamental de Campinas, participam do projeto Teatro dos Bons Hábitos, ação que visa utilizar os recursos da arte a ludicidade do teatro para aproximar as crianças de hábitos individuais e coletivos que impactam positivamente em sua saúde e no meio ambiente. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas através da Lei de Incentivo à Cultura, a ação tem patrocínio da rede de supermercados Pague Menos.

 

Em "O Jardim Encantado dos Hábitos Saudáveis", por meio de um cenário lúdico, crianças aprendem sobre a importância de manter rotinas saudáveis. Na história apresentada para cerca de 1 mil alunos, Florinda, uma fada guardiã, desperta "sementinhas" que simbolizam hábitos como alimentação, higiene, exercícios e sono. Com a ajuda do público, ela enfrenta o Vilãozinho - personagem que representa maus hábitos - usando música, dança e participação ativa para mostrar como escolhas positivas levam a uma vida saudável e feliz.

 

“A ideia é mostrar às crianças que seus hábitos diários têm o poder de transformar não só sua saúde, mas também o mundo ao seu redor. A magia do teatro torna conceitos abstratos — como sustentabilidade e autocuidado — em experiências vivas, onde música, dança e interação se integram à aprendizagem. Assim, a arte se torna uma aliada poderosa para formar uma geração que enxerga a responsabilidade individual como parte de um coletivo maior”, Eloyna Fernandez, diretora da Sustentabilidade e Cultura Produções. 

 

O projeto também promove a palestra  Arte na Educação: Explorando a Criatividade e o Desenvolvimento Integral dos Alunos, de forma online para 134 professores, ensinando conceitos sobre como usar a arte para aproximar os alunos de suas respectivas matérias. 

 

Sabor que Transforma: Oficinas Capacitam Mulheres com Receitas Sustentáveis e Inclusão Social


 

Além das ações culturais e educativas nas escolas, o projeto amplia seu impacto social por meio de oficinas gratuitas de culinária sustentável, que capacitam e incentivam o empreendedorismo com foco no empoderamento feminino e na emancipação de mulheres em vulnerabilidade social. No Centro de Referência do Idoso de Sumaré, serão oferecidas 120 vagas, para aprender receitas práticas que unem nutrição e consciência ambiental, permitindo aos participantes gerar renda extra. As oficinas, com duração de até 3 horas, incluem certificação para todos os concluintes.

 

“Apoiar esta iniciativa reforça o compromisso da Pague Menos com a saúde e o bem-estar da comunidade. Ao capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecemos ferramentas para que elas transformem suas realidades, criando oportunidades de autonomia financeira e impacto positivo em suas famílias, algo que também é fundamental para o bem-estar”, destaca Fabio Cecon, gerente de Marketing e Comunicação da Pague Menos.

 

O projeto mantém acessibilidade integral: conta com materiais em braile, intérpretes de Libras, audiodescrição nas atividades e espaços adaptados com rampas, piso tátil e sinalização inclusiva, garantindo participação plena a todos os públicos.

 

Confira o cronograma

28/04/2025
EMEF Maria Pavanatti Favaro 
CEI Thermutis Araújo Machado
EMEF Raul Pila


29/04/2025
Escola Norberto De Souza Pinto
CEI Maria Odete de Souza Motta


Oficinas de Culinária Sustentável
Data: 16/05/2025
Local: Centro de Convivência da Terceira Idade - Av. Brasil, 1111 - Jardim Nova Veneza (Nova Veneza), Sumaré
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Inscrições gratuitas: NESTE LINK


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]


Notícias Relacionadas »