Inauguração de escultura em restaurante reforça tendência da arte para atrair público que busca diferencial além do cardápio

A obra Peixe Dourado alia design assinado por Rafael Brancatelli com novidade para ampliar a experiência dos clientes

Comunicação Conectada
28/02/2025 12h44 - Atualizado há 8 horas
Inauguração de escultura em restaurante reforça tendência da arte para atrair público que busca diferencial além do cardápio
Restaurante Casa Tropicália/Divulgação

O Grupo Capitão, maior rede de restaurantes de Foz do Iguaçu, anunciou recentemente a inauguração de duas novas unidades: a Casa TropCalia, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná; e o Capitão Bar de Ciudad del Este, no Paraguai. Além de conquistar rapidamente um espaço de destaque na cena gastronômica, as unidades contam agora com uma nova atração: uma escultura do peixe dourado. Produzidas pelo renomado artista plástico, Rafael Brancatelli, os dois exemplares da obra “Dourado” foram entregues na última quarta-feira (26). Contando com 1,5 metro de altura, as peças de arte foram encomendadas pelo proprietário da rede de restaurantes, Iti Raffagnin, um grande entusiasta da pesca esportiva.

Além da imponência das esculturas, a base da instalação chama a atenção pelo simbolismo. Feita com troncos de madeiras centenárias retiradas do leito do Rio Paraná, a estrutura reforça a conexão do empreendimento com a história e a natureza da região. Com 4.880 km de extensão, o Rio Paraná forma uma das mais importantes bacias hidrográficas da América do Sul, a Bacia do Rio da Prata, abrangendo os territórios do Brasil, Paraguai e Argentina.

Em 2017, foi iniciada uma ação para limpar parte do rio, com o acompanhamento de instituições públicas, como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ao todo, 50 mergulhadores participaram dessa ação, o que demonstra a importância do rio para a região.

“O Dourado sempre foi um símbolo das nossas águas e da minha história com a pesca, que carrego desde a infância. Ter essa escultura aqui é um tributo à memória e à conexão que temos com essa terra. Poder contar com um artista como o Rafael Brancatelli para transformar esse símbolo em arte é um orgulho imenso para mim e para o Grupo Capitão”, comenta Iti Raffagnin, Diretor de Inovação do Grupo Capitão.

O restaurante Casa TropCalia, vem se destacando pela excelência na parrilla, com cortes nobres preparados com técnica e precisão, além de suas pizzas e drinks autorais, aposta na arte para enriquecer a experiência dos clientes, além de trazer o apelo ambiental da obra. Segundo Rafael Brancatelli, realizar a escultura foi especial devido ao apelo cultural da cidade. 

“Criar essa escultura foi um desafio inspirador. O peixe dourado representa a conexão entre a natureza e a paixão pela pesca. Espero que os visitantes não apenas apreciem a obra, mas também interajam com ela, tornando-a parte da experiência gastronômica”, destaca o artista.

Rafael Brancatelli é o nome por trás de algumas das mais impressionantes esculturas do reino animal. Com peças exclusivas espalhadas por todo o Brasil, como a escultura do Mascote Bira do Botafogo, que fica no estádio Nilton Santo, ele é especialista na representação de animais e estudioso da anatomia dos bichos. 

Despontou ao produzir o Touro de Ouro, instalado em frente à B3, no coração de São Paulo. Após o sucesso da escultura, Brancatelli desenvolveu uma coleção especial com réplicas em miniatura da obra. Entre os notáveis que possuem um exemplar estão João Adibe Marques, CEO da Cimed; Ronaldo Fenômeno; Carol Paifer, do Shark Tank Brasil; o apresentador Álvaro Garnero; o palestrante Ricardo Bellino; a empresária Ana Diamante e o humorista Fausto Carvalho, conhecido pelo personagem Jorginho.

Além da criação do peixe dourado para o Grupo Capitão, recentemente o artista produziu uma escultura de elefante para a rede de restaurantes We Coffee. A peça, totalmente branca, simboliza união e família, valores característicos do estabelecimento. 

Arte para atrair público

A criação da escultura de peixe dourado se soma a um movimento crescente de estabelecimentos que investem em elementos culturais para atrair visitantes. A estratégia de marketing do grupo inclui a valorização da escultura como um diferencial estético e interativo, convidando os visitantes a registrar e compartilhar sua experiência no restaurante.

Nos últimos anos, estabelecimentos têm apostado em obras de arte exclusivas para atrair clientes, criar identidade visual e se destacar nas redes sociais. Murais coloridos, esculturas interativas e instalações imersivas transformam esses espaços em verdadeiros pontos turísticos urbanos. A exemplo do Casa TropCalia, a peça deverá se tornar parte da estratégia de marketing do local.

O conceito de unir arte e gastronomia já conquistou redes internacionais e restaurantes de luxo. Em São Paulo, o restaurante A Casa do Porco, que figura entre os melhores do mundo, investiu em murais e intervenções artísticas que dialogam com a identidade do espaço. Nos Estados Unidos, estabelecimentos como o The Pink Door, em Seattle, oferecem performances de artistas plásticos ao vivo, criando uma atmosfera única para os clientes.

Segundo Rafael, a valorização da estética e esculturas nos restaurantes pode ser um diferencial. “Uma obra de arte bem posicionada não apenas agrega valor ao ambiente, mas também se torna um elemento de divulgação espontânea. Com a força das redes sociais, um mural ou escultura pode viralizar e atrair um novo público para o local”, afirma o artista.

Além do apelo visual, a integração entre arte e gastronomia fortalece a identidade cultural dos restaurantes. Em cidades turísticas, como o caso de Foz do Iguaçu, restaurantes têm incorporado obras de artistas para reforçar a conexão com o público e promover talentos. Além de enriquecerem a decoração, essas esculturas tornam-se um atrativo turístico por si mesmas. 

Esse movimento nas cidades turísticas busca reforçar suas identidades de maneira criativa e acessível. Esculturas expostas em espaços comerciais acabam por se tornar cartões-postais, dando visibilidade às tradições e à arte local de uma forma que dialoga diretamente com a experiência sensorial e visual dos turistas.

A tendência mostra que, cada vez mais, os restaurantes vão além do cardápio e investem em experiências sensoriais completas. Se antes a decoração era apenas um detalhe, agora ela se tornou parte fundamental da estratégia para conquistar clientes e tornar cada refeição memorável.


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THAIS MOREIRA CIPOLLARI
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