OTC da farmacêutica EMS cresce acima do mercado e reassume a liderança de importantes produtos e anuncia novidades em 2025
Investimentos em mídia, pesquisas e reposicionamentos consolidam marcas como preferência do consumidor
ANA CAROLINA MARQUES GOMES
28/02/2025 16h58 - Atualizado há 5 horas
EMS
28 de fevereiro de 2025 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, comemora o desempenho da sua unidade de negócios de OTC (produtos isentos de prescrição) em 2024: faturamento de R$ 290 milhões e crescimento de 13,3% em demanda em relação ao ano anterior – e prevê crescer o dobro já em 2025. “Tivemos um 2024 muito importante e desafiador. Reconquistamos a liderança com Dermacyd, enquanto Multigrip ampliou market share – o maior dos últimos anos - e Lacday também voltou a ser líder na sua categoria. Ouvimos a fundo o consumidor e reformulamos estratégias, posicionamentos de marca e a própria comunicação com os nossos públicos. Além disso, debutamos com sucesso no canal alimentar”, comemora Cínthia Ribeiro, diretora da unidade de negócios de OTC da EMS. O balanço foi anunciado na segunda edição do evento “Conexão Varejo EMS OTC”, realizado na sede da empresa, em Hortolândia (SP). Na ocasião, a área de OTC reuniu parceiros comerciais do varejo farmacêutico e canal alimentar para apresentar os planos estratégicos das suas marcas para 2025. Ao abrir o “Conexão”, Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, falou sobre a ambição de crescimento muito forte também neste ano na área de medicamentos isentos de prescrição, com investimentos consistentes e contínuos. “Com as campanhas já planejadas para todo o ano, temos mais tempo para focar na execução. Vamos fortalecer nossa presença tanto no digital, explorando publicidade e e-commerce, quanto nos meios tradicionais, como TV e rádio, que ainda têm grande relevância no Brasil. Temos hoje alguns dos maiores contratos de mídia do setor, incluindo parcerias com o SBT, Record e, a partir deste ano, uma intensificação com a Globo. Nosso foco é entender o shopper”, complementa o executivo. Cínthia Ribeiro destacou que OTC continua sendo uma prioridade para a companhia: “É muito recompensador olhar todo o potencial do nosso OTC para expandir, desenvolver categoria e trabalhar junto com o varejo. Temos muita ambição de crescer, investir, porque as marcas são fortes e líderes em suas categorias. Nossos pilares para 2025 são consistência e inovação. Manteremos as marcas ativas o ano todo, com aportes em mídia, patrocínio e merchandising”, acrescentou. Os resultados de 2024 expostos durante a apresentação refletem esse compromisso. Segundo dados da companhia, três marcas conquistaram significativo market share: Dermacyd obteve um avanço de 9,9 pontos percentuais, com 27,6% de participação e liderança da categoria; Multigrip cresceu 0,8 ponto percentual, para 6,1%; enquanto o líder Lacday teve um aumento de 2 pontos percentuais, conquistando 27,5% do mercado. Marcas e seus feitos Durante o evento, foram apresentados os feitos das marcas de OTC da EMS. Multigrip, por exemplo, tem se destacado no segmento de gripes e resfriados, vem conquistando novos territórios, expandindo presença regionalmente e superando o mercado – foram 10,5% de crescimento em valor e 4,4% em volume em 2024. A marca também se consolidou como a 3ª mais lembrada da categoria. Bálsamo Bengué, com 10% de market share, se consolidou como a 2ª maior marca da categoria no ano anterior, reposicionando-se como eficaz para diversos tipos de dor do dia a dia. Lacday é top of mind, enquanto Dermacyd retomou a liderança no mercado farma, com 20% de crescimento 2024 x 2023, e é um produto hoje top of mind de R$ 145 milhões. A marca também renovou contrato com a estrela Paolla Oliveira para sua campanha 2025. Bálsamo Bengué, Lacday, Multigrip, Dermacyd, além de Gelmax e Caladryl, também abordados durante o “Conexão”, Energil C e Penvir, têm projeção de crescimento expressivo para este ano e programados investimentos em extensões de linha, novas categorias, materiais de PDV, lançamentos significativos e campanhas robustas já a partir de abril. “A unidade de negócios OTC está mudando o nosso modus operandi e nos provocando a ir sempre além. O grande pilar dessa transformação toda é a consistência: nos investimentos, nas buscas por novas experiências e mais presença no varejo e canal alimentar. Essa jornada é sólida e seguimos em busca das muitas oportunidades que enxergamos dentro desse negócio”, afirmou André Biguilin, diretor comercial de OTC, para os convidados do “Conexão”. Com a palavra final, a empresa global O encerramento foi marcado por uma “roda de conversa by Dermacyd”. No palco, estiveram presentes a influenciadora digital Erika Schneider; Fernanda Dalben, diretora de Marketing e Trade do supermercado Dalben; e Márcia Wagner, diretora Comercial da Panvel. As executivas discutiram o papel da mulher em cargos de liderança, além de refletirem sobre como influenciar e inspirar outras mulheres. No final do evento, Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, deixou uma mensagem aos convidados: “Este é apenas o começo. Tem muito mais por vir, com investimentos contínuos que reforçam nossa presença em todas as áreas e de maneira especial em OTC. Caminhamos para nos consolidar cada vez mais como uma empresa global nascida em Santo André (SP). E é um orgulho levar o Brasil para fronteiras distantes porque o nosso país merece”, concluiu. Sobre a EMS A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 19 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com mais de 60 anos de história e 6,7 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS mantém negócios em 56 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas Monteresearch. A empresa tem um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
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