São Paulo homenageia agentes de saúde e de combate a endemias pelo papel essencial na prevenção e cuidado da população

Com mais de 12 mil profissionais em atuação, os ACSs e ACEs fortalecem o vínculo entre comunidades e o SUS, levando informação, acolhimento e proteção em todas as regiões da capital paulista.

Redação - Itaquera em Notícias
05/10/2025 08h37 - Atualizado há 2 horas

São Paulo homenageia agentes de saúde e de combate a endemias pelo papel essencial na prevenção e cuidado da
Imagem: Divulgação / SMS - Prefeitura de SP

No dia 4 de outubro, Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), a Prefeitura de São Paulo homenageia os mais de 12 mil profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida da população em todas as regiões da capital.

Com mais de 10 mil ACSs em atividade, o município tem nesses profissionais um elo fundamental entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS). Presentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), eles visitam famílias, orientam sobre prevenção de doenças e garantem o acompanhamento contínuo dos cuidados em saúde. Adriane de Araújo Ferreira, moradora do Jardim Maringá, é um exemplo de transformação por meio dessa profissão: começou na UBS local há 12 anos e hoje, formada em psicologia, segue dedicada ao atendimento de 320 famílias, fortalecendo vínculos e promovendo ações de acolhimento e autocuidado.

Já os mais de dois mil ACEs da cidade atuam no controle de zoonoses e na prevenção de doenças transmitidas por animais e vetores, como dengue e leptospirose. Eles integram a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) e realizam inspeções em residências, comércios e áreas públicas, além de promover campanhas de vacinação, castração e recolhimento de animais em risco.

Entre esses profissionais está Marcos Roberto Barreiros, que há 24 anos trabalha na DVZ removendo e resgatando animais em situações de vulnerabilidade ou risco sanitário. Seu trabalho inclui desde o recolhimento de cães e gatos atropelados até ações conjuntas com a Defesa Civil e a Polícia Ambiental para o resgate de animais silvestres e de grande porte. “Nosso trabalho não conhece rotina, atendemos a qualquer hora e em qualquer lugar”, relata.

As histórias de Adriane e Marcos ilustram o compromisso e a diversidade de funções dos profissionais que, em diferentes frentes, garantem que a saúde pública da capital funcione de forma integrada. Enquanto os ACSs fortalecem o cuidado humano e a prevenção nas comunidades, os ACEs atuam diretamente na vigilância ambiental e no controle de riscos à saúde coletiva.

A Secretaria Municipal da Saúde destaca que o trabalho conjunto dessas equipes é essencial para o funcionamento do SUS em São Paulo, promovendo ações de cuidado, prevenção e proteção que impactam diretamente a vida dos paulistanos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.