Magnésio e sono: Entenda como o consumo desse mineral ajuda em noites mais tranquilas

Segundo nutricionista, outros benefícios incluem auxílio no controle da ansiedade e do estresse

JOãO PEDRO
02/10/2025 16h22 - Atualizado há 3 horas

Magnésio e sono: Entenda como o consumo desse mineral ajuda em noites mais tranquilas
Divulgação
Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental, mas, em um mundo cada vez mais agitado, alcançar uma boa noite de sono tem se tornado um desafio. A privação de sono, quando recorrente, pode comprometer a imunidade, alterar o humor e até mesmo causar dificuldades na concentração. Nesse contexto, o magnésio tem se destacado como um importante aliado no combate à insônia, contribuindo de forma natural para a qualidade do sono.

O magnésio é um mineral essencial que desempenha diversas funções no organismo, incluindo a regulação de neurotransmissores e hormônios relacionados ao relaxamento. Ele atua na produção do GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor com efeito calmante e também está relacionado à melatonina, o hormônio responsável pelo ciclo do sono.


Pesquisadores do Sul do Brasil avaliaram a combinação do magnésio e inositol, suplemento vitamínico, e notaram que parte dos participantes relataram melhora na qualidade do sono ao tomar o suplemento.
Em relação à ingestão, a nutricionista da Afya Unigranrio Nova Iguaçu e Duque de Caxias, Andressa Miranda, ressalta que a melhor forma de obter o mineral é por meio do consumo de alimentos in natura. Segundo ele, o uso de suplementos deve ser reservado para casos específicos, como deficiências, situações de maior demanda nutricional ou sob orientação médica.

“O corpo absorve magnésio tanto dos alimentos quanto de suplementos. A diferença é que nos alimentos in natura, o magnésio vem acompanhado de outros nutrientes e fitoquímicos que favorecem a biodisponibilidade e trazem benefícios adicionais para a saúde. Algumas formas têm menor aproveitamento, e a absorção pode variar bastante. Não é correto dizer que o corpo “sempre” absorve melhor do alimento do que da cápsula, mas de forma geral, quando falamos de saúde populacional e prevenção, a alimentação natural é a melhor fonte”, explica a especialista

A nutricionista sugere alimentos com maior quantidade de magnésio:
- Oleaginosas: castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes.
- Sementes: abóbora, girassol, gergelim, linhaça.
- Vegetais verde-escuros: espinafre, couve, acelga.
 
Outras estratégias eficazes para uma boa noite de sono incluem manter uma rotina regular de horários para dormir e acordar, reduzir o consumo de cafeína ao longo do dia, especialmente no período da tarde, e criar um ambiente propício ao descanso.
 
Tipos de magnésio
Existem diferentes tipos de magnésio no mercado, cada uma com características específicas. A escolha vai depender da necessidade individual indicada por um profissional.
O citrato de magnésio tem boa biodisponibilidade e é um dos suplementos mais usados por causa da sua absorção. O óxido de magnésio, por outro lado, tem baixa absorção e costuma ser usado mais para regular intestino do que para repor o mineral. Também existe o bisglicinato de magnésio e o treonato de magnésio.

“Todas essas formas aumentam os níveis de magnésio no corpo, mas a absorção e a tolerância intestinal variam bastante. Ainda não há consenso forte de que uma forma seja “superior” em todos os aspectos, na verdade, o que existe são indicações específicas conforme o objetivo e a tolerância individual”, afirma a nutricionista da Afya Unigranrio.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOãO PEDRO URBANO DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.