Com o tema “Entre o esforço e o pão: reflexões sobre o trabalho”, o encontro pretende discutir as habilidades desenvolvidas no dia a dia e como elas influenciam a vida profissional, assim como a formação pessoal e social dos jovens.
A proposta é estimular a capacidade reflexiva, criativa e crítica dos adolescentes, ampliando a visão sobre carreira e despertando novos saberes para a construção de uma sociedade mais justa. “Queremos que os adolescentes percebam que cada trajetória profissional é marcada por desafios, conquistas e aprendizados que também contribuem para o desenvolvimento humano e social”, destaca o diretor do CASA Serra da Mantiqueira, Eder Almeida da Silva.
Entre os convidados confirmados estão a juíza da Vara da Infância e Juventude de Jacareí, Fernanda Ambrogi; o secretário de Esporte e Qualidade de Vida de São José dos Campos, Tiago Dias; o jornalista Carlos Abranches, com mais de 25 anos de carreira e passagens por emissoras de televisão como Vanguarda e Band Vale; a banda do Projeto Jataí, que atua na inclusão social por meio da música; o artista plástico Marcus Santos, membro da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e premiado no Festival de Cannes; além de representantes de órgãos sociais e acadêmicos do município, como a coordenadora do colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Edna Gomes; a coordenadora de Abrigos e Acolhimento de Adolescentes, Rafaella Vilela; a diretora técnica da Associação de Pais e Amigos dos Adolescentes em Risco (APAR), Olivia Esteves; e a socióloga e pesquisadora Lidiane Maciel.
Criado em 2020, o Café na Serra faz referência às tradicionais rodas de conversa acompanhadas de café, em que todos têm espaço e poder de fala iguais. A ação integra o Projeto Explorando o Currículo (PEC), no eixo de Ciências Humanas (ética, cidadania e meio ambiente), desenvolvido com adolescentes que aguardam decisão judicial em regime de internação provisória.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, "momentos como esse reforçam a missão da instituição de reintegrar adolescentes à sociedade de forma construtiva, ampliando horizontes e despertando novos caminhos. Ao oferecer espaços de diálogo e reflexão, colaboramos para que esses jovens possam contribuir positivamente para a comunidade, ajudando a construir uma sociedade mais segura e justa para todos", afirmou.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]