O setor de jardinagem ganha força nos supermercados brasileiros e atrai um público cada vez mais diversificado, principalmente com a chegada da primavera que intensifica esse movimento, ampliando o interesse por flores, sementes e acessórios de cultivo. O resultado é o aumento da procura dentro das lojas e a abertura de novas oportunidades de consumo.
“Nos últimos anos, a presença de corredores dedicados à jardinagem deixou de ser apenas um diferencial e passou a integrar a estratégia de negócio das redes. A possibilidade de adquirir mudas, vasos e ferramentas no mesmo espaço em que se compram alimentos impulsiona o consumo por conveniência e valoriza a experiência de compra em um formato que acompanha a consolidação do cultivo doméstico de plantas ornamentais e hortas urbanas, hábito que se popularizou na pandemia e se mantém em muitos lares brasileiros”, afirma Bruno Solino, executivo de Trade Marketing do Grupo TriMais.
A tendência vai além do consumo imediato e está diretamente ligada ao bem-estar. O contato com a natureza, a sensação de cuidado e as práticas sustentáveis fazem parte da rotina de quem frequenta a sessão, por isso, o setor de jardinagem nos supermercados não apenas agrega valor à cesta de compras, como também responde ao desejo de consumidores que querem levar mais qualidade de vida para dentro de casa.
“O público consumidor é amplo. Famílias buscam atividades educativas para crianças, jovens se interessam pela estética e pela decoração, enquanto idosos encontram na jardinagem um lazer saudável e acessível. A primavera, marcada pela variedade de espécies ornamentais, tradicionalmente aquece as vendas e inspira a renovação nos lares”, ressalta Solino.
O impacto, no entanto, não se limita ao aumento das vendas. Plantar e cuidar de jardins, mesmo em pequenos espaços urbanos, fortalece a conexão com a natureza e contribui para a qualidade de vida. “No nosso ambiente de negócios, o setor além de trazer encanto e beleza à loja, tanto que posicionamos bem na entrada, ainda se consolida como um vetor de fidelização, ampliando a jornada de compra e reforçando que os espaços podem ser multifuncionais e acompanhar as transformações de consumo”, finaliza o executivo.
Sobre o Grupo TriMais: O TriMais Supermercados nasceu do espírito empreendedor de Thomaz Gouveia Netto, que ao se mudar do interior para a Zona Norte de São Paulo, iniciou uma trajetória no varejo com uma pequena venda familiar. Após o seu falecimento em 1993, os filhos deram continuidade ao negócio, consolidando a força da família no mercado e na região. Em 2015, Amauri Gouveia e seus três filhos assumiram o Supermercado Bergamais, que rapidamente se tornou referência na região pela qualidade no atendimento e forte presença local e hoje atende pelo nome TriMais Supermercados.
Com 3 unidades na Zona Norte da capital, um supermercado no bairro de Lauzane, outro no Tucuruvi e um superatacado em Furnas, a empresa mantém como foco a excelência no atendimento e o impacto positivo nas comunidades locais.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Erika Ricci
[email protected]