Workshop em São Paulo une histórias e brincadeiras como importantes recursos nos tratamentos psiquiátricos de crianças e adolescentes

Evento promovido pela Viva e Deixe Viver acontece em 18 de outubro, na PUC-SP e propõe práticas lúdicas e narrativas como caminhos para o bem-estar, vínculo e escuta ativa

TATIANE OLIVEIRA
22/09/2025 10h42 - Atualizado há 4 horas

Workshop em São Paulo une histórias e brincadeiras como importantes recursos nos tratamentos psiquiátricos de
Divulgação Viva e Deixe Viver

Para promover um mergulho em experiências que valorizam o brincar e a narração de histórias como caminhos de conexão, escuta e transformação, a Associação Viva e Deixe Viver,  ONG que há 27 anos atua com contação de histórias em hospitais e escolas, realiza a 18ª edição do workshop “A Descoberta do Brincar e Contar Histórias Terapêuticas”. Com o tema “Educar e Encantar: Histórias e Brincadeiras que Nutrem Mentes”, o encontro acontecerá no dia 18 de outubro, na PUC-SP, em Perdizes, e contará com palestras, rodas de conversa e oficinas que convidam os participantes a explorar o poder do lúdico como ferramenta de cuidado, educação e bem-estar emocional. As inscrições estão abertas no site da organização.

Um dos destaques da programação é a palestra magna “O Encanto da Educação: Transformando Histórias em Ferramentas de Crescimento”, ministrada por Juliane Aparecida Lima dos Santos - coordenadora de Ensino no A.C. Camargo Câncer Center e responsável pela gestão das Classes Hospitalares - e Tatiana Campos Carneiro - professora da rede pública em, que também atua na Classe Hospitalar - que abordarão a sinergia entre educação e narração de histórias como recurso para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes. 

Também integra a programação a roda de conversa “Entre Brincadeiras e Diálogos: Fortalecendo Vínculos e Mentes”, para troca de experiências sobre a implementação dessas práticas em ambientes educacionais e familiares, destacando seus benefícios para a saúde mental e o desenvolvimento social, com mediação de Valdir Cimino, fundador da Viva e Deixe Viver, e participação de Tony Silva, que atua como contador de histórias na Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O evento ainda contará com quatro oficinas simultâneas, realizadas em dois períodos. São elas:

  • “O Tesouro a Descobrir no Barco que Naufragou”
  • “A Descoberta das Práticas Lúdicas e Educacionais dos Contadores de Histórias na Psiquiatria do HC/SP”
  • “Brinquedos que Contam Histórias: Criatividade e Inovação no Aprender Brincando”
  • “A Magia da Pedagogia Hospitalar: Adaptando o Ambiente Hospitalar com o Poder da Educação e da Fantasia”

Destinado a contadores de histórias, professores, estudantes e profissionais da saúde e da educação, o workshop é uma extensão do trabalho desenvolvido pela Viva e Deixe Viver em todo o Brasil, promovendo ações que integram saúde, cultura e educação de forma sensível, lúdica e acessível.

A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Helena Florisbal (IHF) e apoio do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq), Associação Paulista de Medicina (APM) e PUC-SP.

Serviço:
Workshop “A Descoberta do Brincar e Contar Histórias Terapêuticas”
Data: 18/10 (sábado), das 9h às 16h
Local: PUC-SP – Rua Ministro de Godói, 969 – Perdizes, São Paulo (SP)
Inscrições: https://www.vivaedeixeviver.org.br/
Valor: R$ 250,00


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE OLIVEIRA FERREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.