O que é que a banana tem?
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Banana, especialista enumera 10 benefícios para saúde e como fazer a escolha certa
Edna Vairoletti
22/09/2025 16h59 - Atualizado há 2 horas
Imagem Freepik
A banana é uma fruta bem popular entre os brasileiros. Mas há muitos apreciadores do seu sabor e variedade em dezenas de países, o que a fez merecer uma data só sua: o Dia Mundial da Banana, 22 de setembro, comemorado esta semana. Apesar de ser nativa do Sudeste Asiático, especialmente da região da Malásia, Indonésia e Filipinas, foi levada para outros continentes e chegou por aqui por volta do século XVI, com mudas trazidas pelos portugueses. O clima quente e úmido do litoral facilitou o cultivo, que se espalhou rapidamente pelas regiões Norte e Nordeste, conquistando um papel importante na história alimentar do Brasil. No início, passou a ser incorporada às receitas dos povos indígenas e escravos africanos e, hoje, é estrela de diversos preparos na culinária nacional. Muitos a consideram uma “superfruta” tropical pois, além de sua versatilidade de consumo, é rica em nutrientes – da polpa à casca - e tudo pode ser aproveitado. Possui fibras, carboidratos de absorção lenta, vitaminas como C, B6 e provitamina A, além de minerais como magnésio, zinco e fósforo, compostos bioativos fenólicos, carotenoides, aminas biogênicas e fitoesteróis. Porém, é mais conhecida por ser rica em potássio, fundamental para a saúde cardiovascular, o equilíbrio de líquidos e a função muscular e nervosa. “Com a inclusão da banana em uma dieta balanceada e saudável, podem-se obter muitos benefícios para a saúde, mas pessoas com doença renal crônica ou que necessitam restringir potássio devem consumir a fruta com orientação médica”, observa o Prof. Dr. Durval Ribas Filho - Médico Nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (USA), Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e palestrante do CBN 2025. O especialista também destaca o porquê vale a pena ter banana no cardápio do dia a dia. - Mais saúde para o intestino – Fibras solúveis e insolúveis melhoram o trânsito intestinal e servem de alimento “do bem” para a microbiota.
- Aliada do coração – Minerais como potássio e magnésio ajudam na contração muscular cardíaca e na manutenção do ritmo normal, além de equilibrar o sódio, o que auxilia no controle da pressão arterial.
- Saúde cerebral em dia – O consumo regular pode auxiliar nas atividades cerebrais: concentração, raciocínio e até memória, além de diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).
- Menos depressão, estresse e melhor humor – O segredo está no triptofano, que dá uma forcinha extra para a produção de serotonina, que age como hormônio e está associada ao bem-estar e à “felicidade”. Esse neurotransmissor regula o humor, o apetite e o sono e pode diminuir sintomas de depressão, estresse e ansiedade.
- Sono tranquilo – Os nutrientes da banana também estimulam um efeito ansiolítico e relaxante, que pode contribuir para modular o sono e evitar momentos de insônia.
- Recuperação muscular – Após atividade física intensa, a banana ajuda a repor eletrólitos e carboidratos; o potássio é um aliado na prevenção das incômodas cãibras. Os nutrientes da fruta contribuem para a contração e o relaxamento muscular e aumentam a capacidade antioxidante.
- Controle da glicemia – Favorecido pelas fibras, especialmente a pectina e o amido resistente (na banana mais verde), que colaboram para evitar picos de açúcar no sangue.
- Rins protegidos – Nos níveis adequados, o potássio pode reduzir o risco de desenvolvimento de cálculos renais.
- Saúde óssea – Em particular, as bananas verdes contêm frutooligossacarídeos, que auxiliam na absorção de nutrientes essenciais, como cálcio e magnésio, o que pode gerar fortalecimento e melhora da densidade óssea.
- Sistema imunológico fortalecido – A fruta é rica em vitamina C, antioxidante de suma importância no equilíbrio do sistema imunológico, além de ser fonte de vitamina B6, que participa do metabolismo de proteínas e da formação de neurotransmissores.
Faça a escolha certa O segredo do consumo está no equilíbrio. Cerca de 100 g de banana possuem, em média, 95 calorias, mas isso dependerá da variedade. O recomendado é até duas frutas por dia. O alerta está na quantidade de potássio: por ser rica nesse mineral, o exagero pode causar hipercalemia, uma alta concentração do mineral no organismo, e gerar dificuldades na respiração, batimentos cardíacos irregulares, náuseas, sonolência e vômitos. Quanto mais madura, maior a conversão de amido em açúcares simples (frutose e glicose), tornando a fruta mais doce e de digestão mais rápida. - Banana-nanica: ~90 kcal – mais usada em sobremesas, bolos, smoothies, pães e purês.
- Banana-prata: ~85 kcal – ideal in natura, em saladas de frutas e acompanhamento de assados.
- Banana-maçã: ~80 kcal – indicada para crianças e pessoas com estômago sensível; ótima opção para sucos e papinhas.
- Banana-da-terra: ~120 kcal – consumida cozida, assada ou frita; base para pratos salgados como farofas, purês e moquecas.
- Banana verde (biomassa): rica em amido resistente, benéfica para a microbiota intestinal e o controle glicêmico.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDNA APARECIDA VAIROLETTI
[email protected]
FONTE: www.vspresscomunicacao.com.br