Hospital das Clínicas da FMUSP abre inscrições para o processo seletivo 2026 para capacitação profissional de médicos estrangeiros

O único a oferecer uma experiência para o médico lidar com casos de alta complexidade, o HC já formou mais de 700 médicos estrangeiros em mais de 67 especialidades médicas

MARCUS VINíCIUS DE ARAUJO
22/09/2025 12h55 - Atualizado há 2 horas

Hospital das Clínicas da FMUSP abre inscrições para o processo seletivo 2026 para capacitação profissional de
Divulgação- BETHA Comunicação
São Paulo, setembro de 2025 - O HCX Fmusp, braço educacional e de gestão do conhecimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), abriu inscrições para o processo seletivo de 2026 do Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros (PCPME) destinado a médicos graduados no exterior sem diploma revalidado no Brasil, e que tenham interesse em realizar um programa de especialização equivalente ao Programa de Residência Médica Brasileira.
De acordo com a gestora dos Programas Internacionais do HCX Fmusp, Thania Lemke, o propósito do programa “é ampliar e estender o conhecimento e expertise do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para profissionais médicos de outros países, especialmente da América Latina e África com o objetivo de transmitir conhecimentos de alta complexidade nas várias áreas médicas, para outras nações”.
Thania explica que o impacto da expansão do conhecimento e melhoria do atendimento nos países desses profissionais reflete a importância do Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros porque em alguns locais não há cursos de especialização médica. Nesse sentido, ao retornarem aos seus países, eles contribuem para a atualização do sistema de saúde e, também, para o fortalecimento das especialidades médicas nos seus países de origem.

Dividido em duas modalidades, direto e especializado, o Programa visa a especialização e o aprimoramento profissional de acordo com a área médica escolhida, por meio do contato com especialistas do Sistema HCFMUSP, bem como com as técnicas, padrões e profissionalismo de alta qualidade que cercam estes profissionais.
O programa é composto por especializações destinadas à médicos com formação no exterior (estrangeiros e/ou brasileiros). Na modalidade acesso direto, o programa corresponde às especialidades da Residência Médica brasileira de acesso Direto e no  acesso Especializado corresponde às áreas equivalentes às especialidades da Residência Médica Brasileira, que exigem pré-requisitos.
Seguindo a Resolução do Conselho Federal de Medicina CFM nº 2.216/2018 o programa de ensino de pós-graduação deve ter duração e conteúdo idêntico ao previsto para programas autorizados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para cada especialidade.
Além disso, o programa exige dedicação exclusiva, em período integral e restrito ao Sistema HCFMUSP e em locais previamente designados pelo programa com as atividades sendo realizadas sempre sob a supervisão do Corpo Clínico da Instituição.
Durante o desenvolvimento do programa, os profissionais têm contato com médicos de outros países, o que também é uma oportunidade para fazer relacionamento com outros profissionais, além de conhecer professores titulares renomados e líderes nas suas áreas também.
Neste ano, o processo seletivo traz uma novidade: os candidatos agora podem selecionar uma segunda opção de especialidade no momento da inscrição. Isso permite que eles participem da seleção de duas áreas diferentes, desde que as datas e horários das provas sejam compatíveis. 

Inscrições abertas até o dia 22 de outubro e consulta ao edital no site do HCX:
https://hcxfmusp.org.br/portal/capacitacao-de-estrangeiros-pcpme/

Sobre o HCX Fmusp
O HCX Fmusp é o centro educacional que reúne e faz a gestão do conhecimento do complexo HCFMUSP. Representa uma nova era no ensino em saúde e está amparado nas inúmeras conquistas em seus mais de 15 anos de história. Desde sua fundação, o HCX qualificou mais de 650 mil profissionais de saúde nos mais de 350 cursos que oferece. Mais de 700 mil alunos foram certificados. São formações EAD, pós-graduações, treinamentos de simulação e programas médicos e multiprofissionais reconhecidos no Brasil e no exterior.

HCX do Hospital das Clínicas da FMUSP
Assessoria de imprensa
Betha Comunicação Corporativa
Beth Alves- 11 - 99614-1890 - [email protected]
Marcus Vinicius de Araujo -11- 97054-6133 - [email protected]

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCOS VINICIUS ARAUJO
[email protected]


FONTE: BETHA COMUNICAÇÃO
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.