A região da Lapa, na zona oeste de São Paulo, terá reforço na rede pública de saúde com a requalificação do Hospital Central Sorocabana. O hospital será transformado em unidade geral sob gestão municipal, com a ampliação de leitos e modernização das instalações. A previsão é de reabertura em 2027, com aproximadamente 28 mil metros quadrados de área reformada.
Atualmente com 55 leitos, a unidade passará a oferecer 242, contemplando pronto-socorro referenciado, clínica médica e cirúrgica, ortopedia, pediatria e maternidade. A reforma inclui também melhorias de acessibilidade, adequação de fluxos de atendimento e implantação de sistemas sustentáveis, como painéis fotovoltaicos e controle eficiente de água e energia.
O investimento da Prefeitura de São Paulo na obra é de R$ 256 milhões, parte de um programa de requalificação de 13 hospitais municipais. Ao final do processo, a rede hospitalar municipal terá 1.572 leitos adicionais, representando aumento de 71% em relação à capacidade atual. As unidades passarão a atuar de forma integrada às 34 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ampliando o atendimento de urgência e emergência na cidade.
O Hospital Sorocabana, inaugurado em 1955 para atender funcionários da Ferrovia Paulista S/A (Fepasa), funcionava até 2010. Desde 2023, sua estrutura está sob administração municipal e atualmente abriga o Complexo Hospitalar Sorocabana, com Hospital Dia, Assistência Médica Ambulatorial 24h e Centro Especializado em Reabilitação III.