Filha de professora se torna referência global no empreendedorismo feminino no Direito e lança mais quatro obras jurídicas

Coletâneas de Gabriela Barreto foram lançadas pela GB Editora e fortalecem o protagonismo e empreendedorismo feminino, a inovação e a tecnologia no Direito

JULIA ABDUL - HAK | SMARTCOM INTELIGêNCIA EM COMUNICAçãO
01/09/2025 14h54 - Atualizado há 18 horas

Filha de professora se torna referência global no empreendedorismo feminino no Direito e lança mais quatro
Divulgação/GB Editora
A advogada cearense, escritora e empreendedora global Gabriela Barreto acaba de lançar, pela GB Editora, quatro obras jurídicas de relevância nacional e internacional: Empreendedoras da Lei Estados Unidos, Empreendedoras da Lei São Paulo (2ª edição), Além das Jurisdições: a Advocacia Internacional na Era Digital e Magistradas: a Justiça na ótica delas. Os livros, todos coordenados por ela e grandes juristas de destaque, dão continuidade ao projeto editorial que vem ampliando a participação feminina na literatura jurídica e fomentando o debate sobre inovação, tecnologia, liderança, empreendedorismo e transformação no setor.
Fundadora da GB Editora e do projeto “Empreendedoras da Lei”, Gabriela Barreto atua em mais de 19 países, levando iniciativas de impacto social, educacional e de promoção da liderança feminina em suas últimas visitações institucionais aos organismos internacionais como a ONU, a Suprema Corte de Nova York, Consulado-Geral do Brasil em Nova York, Club Harvard, Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong e Embaixada Brasileira de Tóquio. Reconhecida por unir Direito, empreendedorismo, tecnologia e inovação, ela já conectou centenas de profissionais em fóruns internacionais na Europa, América do Sul e América do Norte, bem como está expandindo na Ásia e África suas propagações acadêmicas.
“As obras lançadas refletem o compromisso de reunir vozes femininas e diversas para discutir temas que atravessam fronteiras e transformam o Direito contemporâneo em negócios globais. Nossa missão é deixar um legado acadêmico, cultural, educacional e social, fortalecendo redes de colaboração e mostrando que o protagonismo das mulheres juristas não é exceção, mas parte essencial da evolução jurídica e democrática”, destaca Gabriela Barreto, fundadora da GB Editora.

Vozes que constroem a mudança
Na obra Magistradas: a Justiça na ótica delas, a coordenadora acadêmica e desembargadora federal Dra. Ivani Bramante ressalta. “A participação das mulheres em publicações jurídicas constitui parte essencial da promoção dos direitos humanos e da defesa da igualdade de gênero. Ao congregar análises críticas e experiências inspiradoras, a obra fomenta reflexões que ultrapassam o campo jurídico, alcançando dimensões sociais e culturais indispensáveis ao desenvolvimento sustentável.”
Sobre Além das Jurisdições – A Advocacia Internacional na Era Digital, a coordenadora acadêmica e advogada Dra. Celeida Laporta afirma que “foi uma experiência gratificante consolidar conhecimentos e evidenciar o impacto do Direito Digital nas práticas jurídicas contemporâneas. Mais do que uma coletânea de artigos, a obra deixa um legado jurídico que inspira futuras gerações a enfrentar desafios com inovação e ética.”
Na mesma obra, a também coordenadora e advogada Dra. Valéria Calente destaca que “o livro reúne especialistas nacionais e internacionais em torno de temas emergentes e complexos, como contratos internacionais em blockchain, sequestro internacional de crianças e digitalização de processos migratórios. É uma obra essencial para profissionais que atuam em um mundo cada vez mais conectado, em que litígios já não reconhecem fronteiras físicas.”
Já a Dra. Juliane Veiga, coordenadora acadêmica e advogada da obra Empreendedoras da Lei Estados Unidos, relembra a força simbólica do lançamento em Nova York. “Publicar no Clube Harvard foi um marco na valorização do protagonismo feminino no Direito. Esta obra mostra que a voz das mulheres juristas pode ultrapassar fronteiras e inspirar o meio acadêmico e profissional.”
Na segunda edição de Empreendedoras da Lei São Paulo, a coautora Amanda Jordão ressalta a pluralidade. “A diversidade de temas e a liberdade dada às autoras para escreverem sobre assuntos relevantes tornam a obra uma contribuição valiosa para o mercado editorial e para o fomento acadêmico.”
Por fim, a magistrada federal Dra. Rosângela Martins, coautora de Magistradas, lembra que o livro chega em um contexto de baixa representatividade feminina no Judiciário. “Com apenas 23,9% de desembargadoras e 18,8% de ministras nos Tribunais Superiores, a obra é pioneira ao amplificar o debate acadêmico a partir da voz das magistradas, demonstrando sua competência, coragem e responsabilidade.”
As quatro publicações da GB Editora reafirmam o compromisso de Gabriela Barreto com a democratização do conhecimento jurídico, a inovação e a igualdade de gênero no Direito. As obras já estão disponíveis nas principais plataformas digitais e em livrarias selecionadas.

Gabriela Barreto é advogada, escritora e empreendedora global, fundadora da GB Editora e do projeto “Empreendedoras da Lei”. Atua com inovação, tecnologia e impacto social, conectando profissionais do Direito em mais de 19 países. Já levou suas iniciativas a fóruns e instituições na Ásia, Europa, África, América do Sul e América do Norte, incluindo a grandes universidades, a ONU e a Suprema Corte de Nova York. É referência na promoção da liderança feminina no setor jurídico.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA DE MELLO ABDUL HAK
[email protected]


Notícias Relacionadas »