Helena Ignez e elenco estrelado fazem leitura de “O corte que desafia a lâmina” em SP

ANA FERRARI DA COM.TATO
01/09/2025 15h07 - Atualizado há 20 horas

Helena Ignez e elenco estrelado fazem leitura de “O corte que desafia a lâmina” em SP
Editora Cachalote

No dia 7 de setembro, a Art Mood Design promove, em uma cobertura modernista no coração de São Paulo, uma Experiência Cultural única, que reúne grandes nomes do cinema, do teatro e da música em torno do livro O corte que desafia a lâmina, de Antonio Arruda.   

A atriz, diretora e ícone do cinema Helena Ignez, o dramaturgo, roteirista e diretor André Guerreiro Lopes, a atriz e diretora Djin Sganzerla e a também atriz, dançarina e cantora do grupo Mawaca Zuzu Leiva darão vida a textos da obra. O evento, organizado pelos produtores culturais Fábio Saltini e Cézar Nascimento, conta ainda com apresentações da soprano Roseane Soares e do pianista Felipe Caresia, uma visita ao acervo de arte do espaço - que inclui obras de pintores como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Carybé, Dario Mecatti e Antonio Testa - e um jantar temático.   

Arruda, que, entre outros trabalhos de uma trajetória de 15 anos no audiovisual,  integrou a equipe de roteiristas das duas temporadas da série da Netflix Cidade Invisível (indicada ao Prêmio ABRA 2022) e do programa da TV Cultura Era uma vez no quintal (vencedor do Prêmio APCA 2014), estreia na literatura com  O Corte que Desafia a Lâmina (Editora Cachalote, 131 páginas). Publicada em dezembro de 2024, a obra já está na primeira reimpressão e tem sido destaque em clubes de leitura e eventos em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Florianópolis e Aracaju.

O livro cruza gêneros, entre ficção e autobiografia, em textos curtos e viscerais que exploram a pulsão entre vida e morte em torno de temas como violência, sexualidade, homoerotismo e espiritualidade. Ao propor uma “estética da cicatriz”, o autor investiga a relação entre corte e lâmina, trauma e texto, em uma narrativa que tem no poético e no simbólico elementos fundantes de sua criação.

Nascido em Guarulhos (SP) em 1977, Antonio Arruda é jornalista formado pela Cásper Líbero, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e tem ampla experiência no audiovisual. Além das mencionadas séries, foi corroteirista do longa-metragem O Mel é Mais Doce que o Sangue (2023), ao lado do diretor André Guerreiro Lopes, consultor criativo da série Santo (Netflix Espanha/Brasil), além de ter participado de programas como Vila Sesamo, Bubu e as Corujinhas, Planeta Palavra e do longa Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, entre outros. 

Agenda:

Data: 7 de setembro (domingo)

Horário e programação:

  • 17h00 – Visita guiada ao acervo de arte + coquetel

  • 17h30 – Performances da soprano Roseane Soares, do pianista Felipe Caresia e de Zuzu Leiva

  • 18h30 – Leitura de textos da obra por Helena Ignez, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla e Zuzu Leiva, seguida de bate-papo com o autor.

  • 19h30 – Jantar temático
     

Preço: Passaporte Cultural R$ 200

Reservas e informações:
WhatsApp Cézar Nascimento: (11) 97318-1331
WhatsApp Fábio Saltini: (11) 99901-6930

Local: Endereço informado mediante reserva.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA LAURA FERRARI DE AZEVEDO
[email protected]


Notícias Relacionadas »