Tecnologia e eficiência: como otimizar processos e acelerar resultados nos negócios
Integrações, automações e uso inteligente de dados estão transformando as rotinas e estratégias do backoffice
A otimização de processos, integração de ferramentas e transformação de dados em decisões inteligentes têm sido fundamentais para as empresas crescerem de forma sustentável, reduzindo custos operacionais e aumentando a produtividade em todos os níveis da organização. Mais do que digitalizar atividades pontuais, a verdadeira transformação acontece quando diferentes áreas da empresa, do comercial ao jurídico e do financeiro ao RH, conseguem operar de forma integrada, ágil e estratégica.
Nesse contexto, soluções tecnológicas ganham protagonismo por não apenas reduzirem o tempo gasto em tarefas repetitivas, mas também identificar gargalos, antecipar cenários e tomar decisões com base em informações concretas. Por exemplo, no backoffice o tempo gasto com questões burocráticas pode reduzir em até 40% o tempo dedicado em tarefas administrativas e estratégicas, segundo o relatório da Accenture.
Recentemente, a D4Sign by Zucchetti, plataforma de assinatura eletrônica e digital, anunciou a integração nativa com o Salesforce, uma solução que conecta as duas plataformas de forma direta e sem necessidade de configurações complexas. “Por meio de integrações como a do Salesforce, somos capazes não só de atingir outras empresas, como também de facilitar a experiência do usuário, que não quer ficar trocando de sistema para apenas assinar um contrato. Ao nos conectarmos com outros sistemas, ampliamos a nossa presença e mostramos que a D4Sign se adapta à rotina das equipes, otimizando processos nas ferramentas que elas já usam, é pra isso que existimos, para reduzir a burocracia e facilitar cada vez mais a vida dos nossos clientes”, comenta Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign.
Ao dispensar a necessidade de codificação ou desenvolvimento técnico, essas soluções democratizam o acesso à automação, tornando-a mais acessível e estratégica para companhias de todos os portes. Por meio dela, empresas que já utilizam o Salesforce podem enviar, acompanhar e gerenciar documentos para assinatura digital diretamente dentro do CRM, otimizando fluxos e acelerando o gerenciamento de negócios.
Outro exemplo é a CBRdoc, empresa especializada na gestão e obtenção de documentos, que oferece uma plataforma que centraliza a solicitação e a análise de documentos em todo o Brasil. A empresa utiliza inteligência artificial e machine learning para extrair dados e gerar insights a partir de diversos tipos de documentos, como notas fiscais, contratos sociais e certidões. A proposta está associada à redução do tempo gasto com burocracias, permitindo que as empresas foquem em atividades estratégicas.
Rafael Galante, Co-CEO da CBRdoc, destaca que a tecnologia é uma aliada para superar os desafios da burocracia no país. "O Brasil possui um sistema complexo para obtenção de documentos e certidões. Buscamos simplificar essa jornada, por meio da automatização de etapas, como a busca, a gestão e a análise desses documentos, promovendo maior transparência e agilidade", afirma Galante.
A integração de processos e dados em tempo real por meio do uso de ferramentas adequadas permite que as empresas alcancem melhorias significativas em métricas essenciais. Isso inclui a diminuição de prazos, a redução de retrabalho, o aprimoramento da experiência do cliente e uma maior clareza nas análises de desempenho.
Uma outra tecnologia a ser destacada é o blockchain. A solução chega em um momento crucial para empresas que buscam atender às crescentes demandas por transparência e sustentabilidade em suas cadeias produtivas. A BBChain uma empresa especializada na implementação de tecnologia blockchain para o mercado corporativo, tem produto desenvolvido para atender ao Digital Product Passport (regulação da UE), uma solução de rastreabilidade baseada em blockchain, que representa uma transformação significativa na forma como produtos são documentados e rastreados ao longo de seu ciclo de vida, otimizando processos e segmentos por meio do armazenamento e disponibilização de informações cruciais sobre composição, origem, processos de fabricação, e potencial de reparabilidade e reciclagem dos produtos.
"O mercado global está se movendo rapidamente em direção a uma exigência de total transparência e responsabilidade ambiental. E nossa solução não apenas atende às regulamentações emergentes, mas também posiciona as empresas como líderes em sustentabilidade e economia circular”, revela André Carneiro, CEO da BBChain.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVI DE SÁ VIEIRA DE GOUVEIA LANÇAS
[email protected]