A ZAZ Studio, em parceria com o idealizador do projeto, Everson Índio, acaba de firmar colaboração para a realização de “Troncos da Resiliência – Corrida de Toras e Herança Indígena”, documentário de média-metragem aprovado pela Lei Rouanet e atualmente em fase de captação de recursos.
Com sua trajetória reconhecida no campo do etnoesporte e profundo conhecimento sobre a corrida de toras e as comunidades que a praticam, Everson é peça fundamental para assegurar a autenticidade e a representatividade da obra, que tem como propósito resgatar e celebrar essa prática ancestral dos povos indígenas da cultura Macro-Jê, símbolo de força, união comunitária, identidade cultural e respeito à natureza.
Mais do que retratar uma competição física, o documentário propõe uma imersão no universo indígena, revelando como essa tradição está ligada à preservação ambiental, à organização social das comunidades e ao fortalecimento da memória coletiva. “Troncos da Resiliência” nasce como um registro histórico, mas também como ferramenta de valorização cultural e diálogo intercultural.
Além do filme, o projeto conta com uma importante contrapartida social: a Oficina Vozes Nativas, voltada para jovens das etnias Krahô e Xerente, com a colaboração de profissionais indígenas Gavião Parkatejê. O programa de formação audiovisual irá promover inclusão digital, incentivar a autonomia narrativa das comunidades e oferecer ferramentas para que os próprios jovens registrem e contem suas histórias.
A ZAZ Studio será responsável pela concepção, produção e execução integral do projeto, atuando em todas as etapas, da pesquisa em campo à filmagem, montagem e distribuição nacional e internacional. Reconhecida por trabalhos de impacto social e cultural, como Sergio Vieira de Mello, O Legado de um Herói Brasileiro, premiado no London Art House Film Festival, e o inovador EDP nas Aldeias, a produtora reúne a expertise necessária para dar visibilidade às narrativas indígenas de forma autêntica e sensível.
“O projeto une esporte, cultura e sustentabilidade, conectando o público a uma tradição ancestral pouco representada no audiovisual brasileiro. Para nós, é uma oportunidade de amplificar vozes indígenas e estimular reflexões sobre diversidade cultural, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, afirma André Zavarize, fundador da ZAZ Studio.
Com a parceria, a ZAZ Studio tem como objetivo destacar seu desenvolvimento com obras que transcendem o entretenimento, promovendo transformação social e valorização da pluralidade cultural do Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO GABRIEL SENGER BRAGA
[email protected]