Artistas em situação de rua participantes do Chá do Padre, iniciativa do Sefras - Ação Social Franciscana, terão a oportunidade de subir ao palco do Festival Pop Rua 2025 - População em Situação de Rua e o Direito à Cultura, realizado pelo Sesc São Paulo e pelo Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
No dia 29, como resultado de um projeto que reúne pessoas em situação de rua e voluntários em rodas semanais, haverá a apresentação de um coral de samba popular do Chá do Padre, em parceria com a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) Tom Jobim. Já no Palco SEFRAS, nomes como Coletivo Viva Rua, Orgânicos, Kric Cruz, MC Docinho, Márcio Antônio, Chris Lamat e Ruídos no Caos marcarão presença.
“Temos acompanhado de perto os bastidores e toda a preparação para esse grande momento. Através da arte e da cultura, os participantes descobrem talentos que nem imaginavam e muitos reencontram um novo propósito de vida”, comenta Vagner Sassi, presidente do Sefras.
Além de simbolizar resistência e luta, o Festival Pop Rua também incentiva a solidariedade. Como já é tradição, o Sefras servirá refeições ao longo do evento. No ano passado, 3 mil pratos de comida foram distribuídos pela instituição franciscana. Já o público é convidado a contribuir com a doação de roupas masculinas, que serão destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Lançamento de livro
Também no dia 29, das 12 às 13 horas, será lançado o livro ‘DePara: banquete de memórias, cartas e receitas’, que surgiu a partir de uma parceria do Sefras e o Museu da Língua Portuguesa, responsável pelo projeto DePara. A obra foi construída a diversas mãos em oficinas realizadas entre abril e maio deste ano e os participantes do Chá do Padre contam mais sobre as suas histórias de vida.
Confira abaixo mais detalhes da participação do Sefras no Festival Pop Rua 2025:
Museu da Língua Portuguesa - Palco Musical – 29 de agosto, das 11h às 12h
Mais informações
O coral de samba popular do Chá do Padre, em parceria com a EMESP, mostra a força da música como ferramenta de encontro, memória e cuidado. O projeto reúne pessoas em situação de rua e voluntários em rodas semanais, onde vozes e percussões resgatam o cancioneiro popular brasileiro.
Museu da Língua Portuguesa – 29 de agosto, das 12h às 13h
Mais informações
O SEFRAS também é parceiro do projeto DePara, que nasceu de oficinas realizadas entre abril e maio de 2025 com participantes do Chá do Padre. O livro reúne cartas e receitas, promovendo trocas de saberes, resgate de vínculos e valorização das histórias de vida.
Museu da Língua Portuguesa - Palco Musical - 29 de agosto, das 15h às 17h30
Mais informações
Dedicado inteiramente a artistas com trajetória de rua, o Palco SEFRAS reforça a potência da arte como resistência e transformação social. Nomes como Coletivo Viva Rua, Orgânicos, Kric Cruz, MC Docinho, Márcio Antônio, Chris Lamat e Ruídos no Caos se apresentam em uma programação marcada pela diversidade cultural e pela expressão libertária.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA SANSONI
[email protected]