DataLP reúne executivos de perfis complementares para ajudar empresas a transformar dados brutos em estratégia

Atualmente, a empresa conta com um time de 20 profissionais distribuídos pelo Brasil e atua com a operação 100% remota

PEDRO SENGER
22/08/2025 11h59 - Atualizado há 10 horas

DataLP reúne executivos de perfis complementares para ajudar empresas a transformar dados brutos em estratégia
Divulgação

Transforme seus dados em decisões estratégicas: foi com esse objetivo que os empreendedores Caique Pereira e Marcelo Lourenço se uniram para fundar a DataLP Consultoria em Dados, empresa especializada em consultoria Power BI, Arquitetura e Engenharia de Dados e Automatização de Processos.

O ano era 2019 e a ideia de empreender surgiu nos tempos da faculdade: as habilidades técnicas de Caique, com experiência em estatística e análise de dados, e a visão comercial de Marcelo, especialista em marketing e vendas, deram origem a um negócio com o  propósito de transformar dados brutos em indicadores estratégicos, apresentados em relatórios automatizados, dinâmicos e visualmente atraentes.

 

“Nossa proposta sempre foi desenvolver soluções de dados exclusivas, alinhadas às necessidades e processos específicos de cada cliente. Ao invés de oferecer projetos prontos e engessados, conectamos diferentes fontes de dados e construímos todos os indicadores e KPI’s sob medida para serem apresentados em relatórios dinâmicos de fácil visualização que apoiam gestores e áreas em tomadas de decisões estratégicas”, conta Caique.

Desde a fundação, a empresa mantém um crescimento médio de 30% ao ano, reforçando seu potencial como referência em consultoria de Business Intelligence.

Segundo os empresários, o modelo de negócios da DataLP contempla três formatos de contratação: projetos por escopos fechados, pacotes de horas trabalhadas e fixo mensal onde há a alocação remota de especialistas dedicados para gestão completa da área de dados dentro das empresas.

Entre os principais resultados entregues, destacam-se a automação de processos, a organização e centralização dos dados, a obtenção de uma visão em tempo real da empresa, o aumento da produtividade da equipe e a eliminação de retrabalho. Somam-se ainda a redução de custos operacionais, a diminuição de erros decorrentes de trabalhos manuais, a otimização da performance e a aceleração das análises, garantindo que executivos e equipes contem com mais agilidade, velocidade e precisão na tomada de decisão.

“Nosso diferencial está em oferecer, desde a fase inicial, um atendimento ágil, soluções totalmente personalizadas e a participação direta de especialistas técnicos em todas as etapas do projeto. Nossos processos são estruturados de acordo com a necessidade de cada cliente e contam com estratégias de marketing digital como tráfego pago, além de parcerias para a produção de criativos de alta qualidade. Essa combinação aumentou significativamente o nosso retorno”, afirma Marcelo.

Atualmente, a empresa conta com um time de 20 profissionais distribuídos pelo Brasil e operação 100% home office. “A DataLP já atendeu mais de 77 empresas de diversos segmentos em todo o Brasil e desenvolveu mais de 187 projetos voltados para Power BI, arquitetura e engenharia de dados e automatização de projetos. Hoje, possuímos 21 clientes ativos e temos 36 projetos em andamento, incluindo marcas como Asics, McDonald’s, Telhanorte, Saint Gobain, Mills, Day Brasil, Lanlink, Econ Construtora Clube Atlético Monte Líbano e MDC Energia e Valor”, revelam eles.

De olho no futuro, a DataLP prepara a integração de soluções de inteligência artificial (IA) aos dados dos clientes, permitindo consultas avançadas e análises preditivas de forma simples e intuitiva.

“Enxergamos grandes oportunidades em expandir a prestação de serviços para outras áreas de TI, desenvolver produtos de automação de processos e explorar todo o potencial da inteligência artificial (IA) para personalizar ainda mais a experiência de cada cliente. O desafio está em escalar, captar mais clientes e estruturar cada setor para crescer de forma consistente, enquanto nos antecipamos às mudanças que a IA trará para o mercado”, afirmam os fundadores.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO GABRIEL SENGER BRAGA
[email protected]


Notícias Relacionadas »