As práticas estão sendo realizadas às sextas-feiras, em consonância com o Currículo Paulista, documento disponibilizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAPE), vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). No componente de educação física, o Currículo prevê o eixo Práticas Corporais de Aventura Urbana e na Natureza, que amplia as experiências corporais dos estudantes, estimulando autonomia, criatividade, espírito colaborativo e valorização da diversidade.
Nesta etapa, os jovens vivenciam skate, parkour e slackline, explorando os fundamentos técnicos e reconhecendo a relevância dessas práticas para a saúde, a socialização e o lazer.
A participação dos adolescentes tem sido significativa, resultando em maior interação, engajamento e aproveitamento pedagógico. As atividades também favorecem o desenvolvimento de competências socioemocionais e motoras, como equilíbrio, coordenação, superação de desafios e trabalho em equipe, em consonância com os objetivos do processo socioeducativo.
O diretor do CASA Tamoios, Evandro Lauro de Oliveira, destaca que ações como essa estão no centro da missão institucional: “Cada atividade socioeducativa é pensada para ampliar horizontes, despertar talentos e fortalecer a autoestima dos jovens, pilares fundamentais para sua ressocialização”, ressaltou.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a iniciativa reforça o papel da instituição na formação cidadã: “Nosso papel é oferecer oportunidades que preparem os adolescentes para a reintegração, mostrando que podem superar desafios e contribuir para uma sociedade mais segura”, afirmou.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]