Adolescentes da Fundação CASA de São José dos Campos vivenciam esportes urbanos em aulas de educação física

Atividades com skate, parkour e slackline fortalecem aprendizagem, interação e reintegração social dos jovens do CASA Tamoios

MATHEUS VINICIUS
22/08/2025 18h24 - Atualizado há 5 horas

Adolescentes da Fundação CASA de São José dos Campos vivenciam esportes urbanos em aulas de educação física
Divulgação/FCASA
Durante o mês de agosto, adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA) Tamoios, em São José dos Campos, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, participam de um ciclo de aulas de educação física voltadas para os esportes urbanos. As atividades são conduzidas pela professora Jamile de Oliveira Pereira, da Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, responsável pelo ensino formal no centro socioeducativo. 

As práticas estão sendo realizadas às sextas-feiras, em consonância com o Currículo Paulista, documento disponibilizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAPE), vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). No componente de educação física, o Currículo prevê o eixo Práticas Corporais de Aventura Urbana e na Natureza, que amplia as experiências corporais dos estudantes, estimulando autonomia, criatividade, espírito colaborativo e valorização da diversidade. 

Nesta etapa, os jovens vivenciam skate, parkour e slackline, explorando os fundamentos técnicos e reconhecendo a relevância dessas práticas para a saúde, a socialização e o lazer. 

A participação dos adolescentes tem sido significativa, resultando em maior interação, engajamento e aproveitamento pedagógico. As atividades também favorecem o desenvolvimento de competências socioemocionais e motoras, como equilíbrio, coordenação, superação de desafios e trabalho em equipe, em consonância com os objetivos do processo socioeducativo. 

O diretor do CASA Tamoios, Evandro Lauro de Oliveira, destaca que ações como essa estão no centro da missão institucional: “Cada atividade socioeducativa é pensada para ampliar horizontes, despertar talentos e fortalecer a autoestima dos jovens, pilares fundamentais para sua ressocialização”, ressaltou.  

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a iniciativa reforça o papel da instituição na formação cidadã: “Nosso papel é oferecer oportunidades que preparem os adolescentes para a reintegração, mostrando que podem superar desafios e contribuir para uma sociedade mais segura”, afirmou. 

Sobre a Fundação CASA

A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »