Quatro adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Semiliberdade São José dos Campos, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, visitaram, no dia 7 de agosto, o Museu Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão. O local é um dos principais museus do Brasil dedicados à preservação e divulgação da xilogravura, uma técnica de gravura que utiliza uma matriz de madeira entalhada para criar imagens.
Fundado em 1987 e instalado em um prédio histórico de 1928, o museu reúne em seu acervo obras de mais de 1.000 artistas do mundo todo. Entre as 30 salas permanentes, três são dedicadas exclusivamente à xilogravura de cordel, expressão artística tradicional que acompanha a literatura popular nordestina. Além disso, o espaço também abriga a Editora Mantiqueira, cuja receita é revertida para a manutenção do museu.
A diretora do CASA de Semiliberdade São José dos Campos, Vanessa Medeiros Alves, destacou a importância de proporcionar vivências culturais aos adolescentes. “Levar os jovens a um espaço como este é ampliar horizontes. Muitos nunca tiveram contato direto com manifestações artísticas tão ricas. O museu desperta curiosidade e mostra que a arte pode ser um caminho de conhecimento e transformação pessoal”, afirmou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou o compromisso da instituição em investir em atividades que promovam a formação integral dos adolescentes. “A arte tem um papel fundamental no processo socioeducativo. Visitas culturais como essa contribuem para que os adolescentes tenham novas referências e percebam que podem construir trajetórias diferentes para suas vidas”, disse.
O Museu Casa da Xilogravura está aberto ao público de quinta a segunda-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]