Grupo de Apoio à Loucura realiza projeto ‘Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração’ em Campinas

Coletivo rio-pretense convida o público a refletir sobre gênero e diversidade, com ações no Núcleo de Consciência Trans da Unicamp, entre os dias 2 e 4 de setembro

GABRIELA GANZAUSKAS
20/08/2025 12h08 - Atualizado há 1 dia

Grupo de Apoio à Loucura realiza projeto ‘Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração’ em Campinas
Ruy Barbosa Jr./Divulgação
O projeto Ensaios Sobre Artivismo: Do Ventre à Celebração, do Grupo de Apoio à Loucura (GAL), de São José do Rio Preto, será realizado, na sede do Núcleo de Consciência Trans da Unicamp, de 2 a 4 de setembro. As ações do projeto envolvem a exibição do curta-metragem O ventre do traviarcado, seguida de roda de discussão, e uma oficina de criação coletiva cujo resultado será alvo de uma apresentação pública na cidade.

Por meio dos Ensaios Sobre Artivismo: Do Vente à Celebração, o GAL revisita a sua trajetória artística, marcada pela abordagem de temas sociais urgentes como a interseccionalidade e a luta contra a intolerância sobre corpos e vivências dissidentes. 

 
O projeto é uma forma do coletivo rio-pretense se reafirmar como agrupamento e rede de apoio para corpos dissidentes em um país que ainda é líder mundial em assassinato de pessoas trans, aliando-se a outras artistas rio-pretenses reconhecidas no cenário nacional da cultura LBTQIA+.
 
Segundo Murilo Gussi, fundador do GAL, as manifestações artísticas, que historicamente são alvo de uma censura moralista, têm um papel importante na geração de reflexão e conhecimento, sensibilizando as pessoas para uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária. “Nosso projeto reúne obras e ações que convidam para uma reflexão sobre o respeito às diferenças e as liberdades individuais, convidando as comunidades a uma experiência artística em torno da diversidade de corpos”, destaca.
 
Contemplado em edital de fortalecimento da Cultura LGBTQIA+ do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração circulará, até setembro, por oito cidades paulistas. O projeto já passou por Ribeirão, Bauru, São Paulo e Santos e já está programado para Catanduva, Campinas e Araçatuba.

Programação 
Em Campinas, as ações do projeto Ensaios sobre Artivismo: Do Vente à Celebração serão realizadas na sede do Núcleo de Consciência Trans da Unicamp. Todas as atividades são de graça.
 
A programação tem início no dia 2 de setembro (terça-feira), às 19h, no Núcleo de Consciência Trans da Unicamp, com a exibição do filme O ventre do traviarcado, dirigido por Gaia do Brasil e protagonizado pelas artistas Christina Martins, Agatha Renard e Stella She. A obra revisita fatos históricos da comunidade LGBTQIA+, como a eclosão da epidemia de HIV nos anos 1980; a Operação Tarântula, que varreu travestis das ruas da capital paulista em 1987; e rememora figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com a participação de Gaia do Brasil, os artistas Christina Martins e Murilo Gussi e a convidada da cena campineira: Rafaela Kennedy, artista visual amazônica cujo trabalho desarruma imaginários hegemônicos, reescrevendo, através do corpo-território, histórias que o projeto moderno tentou apagar. Sua prática, entre fotografia, imagem-magia e testemunho de vida, tensiona os apagamentos epistêmicos de populações originárias e negras, convertendo estigmas em narrativas de afeto radical.
 
Nos dias 3 de setembro (quarta-feira), das 8h30 às 15h, e 4 de setembro (quinta-feira), das 9h às 13h, no Núcleo de Consicência Trans da Unicamp, será realizada a oficina Ensaios sobre artivismo, aberta para artistas e pessoas interessadas. Ministrada por Murilo Gussi, Christina Martins e Gaia do Brasil, a oficina parte do repertório artístico acumulado por GAL ao longo de uma década de atuação para investigar as vivências de sujeitos cujos corpos são lidos como desviantes à norma e que fazem das dissidências modos de vida e de criação artística.
 
“Propomos um jogo que reprisa processos criativos criados por GAL em suas produções, seguindo um circuito que contempla teoria, laboratório e programa performático. Ao longo da oficina, criamos um roteiro a ser apresentado publicamente, ou seja, um roteiro performativo”, explica Murilo.
 
A apresentação do roteiro performativo da oficina será feita no dia 4 de setembro (quinta-feira), às 13h, no Núcleo de Consciência Trans da Unicamp.

A realização do projeto Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração em Campinas tem o apoio do Atelier TRASmoras e do Coletivo Turvo.
 
Serviço
Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração, com GAL (Grupo de Apoio à Loucura)


Exibição de o ‘Ventre do traviarcado’ e bate-papo: dia 2/9 (terça-feira), às 19h
Núcleo de Consciência Trans da Unicamp (Av. Pref. José Roberto Magalhães Teixeira, 1663 – Unicamp)

Oficina ‘Ensaios sobre artivismo’: dias 3/9 (quarta-feira), das 8h30 às 15h, e 4/9 (quinta-feira), das 9h às 13h
Núcleo de Consciência Trans da Unicamp (Av. Pref. José Roberto Magalhães Teixeira, 1663 – Unicamp)

Roteiro performativo: dia 4/9 (quinta-feira), às 13h
Núcleo de Consciência Trans da Unicamp (Av. Pref. José Roberto Magalhães Teixeira, 1663 – Unicamp)
Grátis
Informações no Instagram: @_grupodeapoioaloucura

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA VIEIRA GANZAUSKAS
[email protected]


FONTE: Ruy Barbosa Jr./Divulgação
Notícias Relacionadas »