Visto por mais de 40 mil pessoas, espetáculo infantil Procurando Luiz celebra 10 anos em cartaz com temporada gratuita no Teatro Arthur Azevedo

Com direção de Gustavo Kurlat e texto de Paulo Rogério Lopes, espetáculo do Grupo Cena Teatral é inspirado o universo poético da obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
19/08/2025 13h45 - Atualizado há 3 horas

Visto por mais de 40 mil pessoas, espetáculo infantil Procurando Luiz celebra 10 anos em cartaz com temporada
João Caldas F

O Grupo Cena Teatral festeja os 10 anos de sucesso de seu espetáculo infantil Procurando Luiz, que já foi aplaudido por mais de 40 mil pessoas em mais de 60 cidades desde sua estreia em 2014. Para isso, a trupe faz uma nova temporada gratuita do trabalho no Teatro Arthur Azevedo, de 6 a 28 de setembro, com apresentações aos sábados e domingos, às 16h.

As novas apresentações do espetáculo são uma realização do Ministério da Cultura e da 12 por 8 Produções Artísticas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Tenda Atacado.

Com direção de Gustavo Kurlat e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes, a montagem é inspirada no universo poético da obra de Luiz Gonzaga (1912-1989), o eterno Rei do Baião. No elenco, estão Bruno Perillo, Luiza Torres e Roberto Haathner, que também assina a concepção do trabalho.

Na trama, Luiz e João são amigos inseparáveis e moram no sertão. Eles vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia, Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar com sua família em rumo da Asa Branca, em busca de melhores oportunidades de vida e para fugir da seca. 

O tempo passa e João recebe a triste notícia de que seu amigo deixou de viver neste mundo. Então, decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.

Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

O espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro, ressaltadas pelos cenários, figurinos e adereços de Marco Lima e pelo projeto de luz de Kleber Montanheiro. De forma lúdica, esses elementos são capazes de entreter não só o público infantil como espectadores de todas as idades, despertando em cada um a nostalgia, o respeito e a saudade deste grande ícone brasileiro.

“É uma alegria imensa comemorar nada menos do que 10 anos em cartaz com ‘Procurando Luiz’. Levar este universo rico e incrível criado pelo Gonzagão para tantas pessoas em diferentes locais é uma realização artística gratificante e enriquecedora”, comemora Roberto Haathner.

A montagem trata de temas como a amizade e a superação, fazendo alusão a diversos sucessos de Luiz Gonzaga. De maneira poética, lúdica e bem-humorada, o espetáculo mergulha no imaginário popular com canções – parte interpretada ao vivo – e referências ao Nordeste brasileiro. 

Além de todo o sucesso de público e da ótima receptividade da crítica, o espetáculo recebeu indicações em cinco categorias do prêmio FEMSA 2014,  de melhores “Espetáculo Jovem”, “Figurino”, “Iluminação”, “Trilha Sonora Adaptada” e “Atriz Coadjuvante”.

Sobre o Grupo Cena Teatral

Fundado em 2001 pelo ator Roberto Haathner, o grupo faz parte do quadro da Cooperativa Paulista de Teatro e tem como principal objetivo resgatar e valorizar a cultura popular, realizando pesquisa permanente de contação de histórias estimulando e fomentando contos, lendas, e outras manifestações populares.

Ficha Técnica

Elenco: Bruno Perillo (jovem), Luiza Torres (Das Dores) e Roberto Haathner (João)

Direção artística e musical: Gustavo Kurlat

Dramaturgia: Paulo Rogerio Lopes

Cenários/figurinos e adereços: Marco Lima

Design de luz: Kleber Montanheiro

Concepção e Idealização: Roberto Haathner 

Assistente de Direção: Suzana Rebelov

Produção Executiva e Administração: 12 por 8 Produções Artísticas 

Assistentes de administração e produção: Rosangela Roberta O. Pereira

Designer gráfico: Eyriam Crespo

Fotografia: João Caldas Fº

Operador de som: Jorge Eluiz

Coordenação técnica de montagem e contrarregra: Marcos Ribeiro

Operador de Luz: Rodrigo Oliveira 

Patrocinio: Tenda Atacado. 

Realização: Ministério da Cultura e 12 por 8 Produções Artísticas. 

 

Sinopse

 Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.

 

O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.

Serviço

Procurando Luiz, do Grupo Cena Teatral

Temporada: de 6 a 28 de setembro, aos sábados e domingos, às 16h*

*Havera bate-papo sobre o processo criativo do espetáculo (consultar dias pelo WhatsApp 11 997994713)

Teatro Artur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo

Ingressos: Grátis, retirar no Sympla (link https://www.sympla.com.br/evento/procurando-luiz---espetaculo-teatral-inspirado-no-universo-poetico-de-luiz-gonzaga-rei-do-baiAo/3080389 ) ou na bilheteria do teatro (comparecer com no mínimo 45 minutos de antecedência para retirar e/ou trocar os ingressos. 

Telefone: (11) 2604-5558

Classificação Etária: A partir de 06 anos

Duração: 55 minutos

Capacidade: 300 lugares

Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Haverá sessões com tradução em LIBRAS (consultar pelo WhatsApp 11 997994713)

 

Informações e agendamentos: (11) 99799-4713 (WhatsApp).


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]


Notícias Relacionadas »