Reflexão, crítica social e intensidade dramática estão no centro do espetáculo “Inópia Humanoide”, monólogo escrito e dirigido por Ivan Martins e interpretado por Mário Cardona Jr. A peça está em cartaz no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio, até o dia 31 de agosto, com sessões de quarta a sábado, às 19h30, e domingos, às 18h30.
A montagem mergulha em temas universais como empatia, intolerância, fundamentalismo religioso e segregação, propondo uma reflexão sobre os mecanismos de exclusão social e a violência contra minorias.
Segundo o diretor e autor Ivan Martins, a concepção surgiu em meio a um momento de grande perturbação emocional, quando Brasil e mundo atravessavam um período de intensa polarização. “O texto não fala de ninguém em especial, mas a história se repete de forma tão viciosa que acabou profetizando o que aconteceu e continua acontecendo em várias partes do mundo”, afirma.
No palco, Mário Cardona Jr. dá vida a um personagem que transita entre fragilidade e força, explorando nuances psicológicas e existenciais. “O espetáculo flui por meio de uma reconstrução a partir do torto, que é ao mesmo tempo forte, leve, sutil e, por vezes, assustador. 'Inópia' não pode quase nada, e ao mesmo tempo, pode tudo”, destaca o ator.
O monólogo já foi apresentado em mais de 20 sessões no Rio de Janeiro, João Pessoa, Recife e São Paulo, e agora retorna à capital fluminense. A produção é assinada pela Cristos Produções e Cia Popular Versátil, com realização da E-Go-Cênicos.
Sobre os criadores
Mário Cardona Jr. tem carreira consolidada no teatro, musicais, óperas, cinema e televisão. No audiovisual, esteve em produções como o longa Caminho de Pedras e as novelas Mandacaru (Rede Manchete) e Nos Tempos do Imperador (TV Globo). Recentemente, participou da série Reis (Record) e de Paulo... o Apóstolo.
Já o diretor Ivan Martins, psicanalista, dramaturgo e produtor, tem trajetória marcada por trabalhos na Itália e no eixo Rio-São Paulo. É fundador da Go-Cênicos Criações e Produções Cênicas e vencedor do prêmio Sesi Arte Criatividade em dramaturgia.
Serviço
Inópia Humanoide
Dias: 20, 21, 22,23 e 24 | 27, 28,29,30 e 31 de agosto
Quarta a sábado, às 19h30 | Domingo, às 18h30
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda
Endereço: (Av. Rio Branco, 179 – Centro, Rio)
Classificação: 18 anos
Valor: R$ 60, inteira | R$30 meia
Ingressos: Sympla
Mais informações: @inopiahumanoide
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH FERREIRA DOS SANTOS
[email protected]