Pesquisa realizada pela Kerry percorreu os principais bares do país e analisou mais de mil coquetéis 

ANA CARVALHO
19/08/2025 09h16 - Atualizado há 3 horas

Pesquisa realizada pela Kerry percorreu os principais bares do país e analisou mais de mil coquetéis 
Do bar à indústria: Como as novas preferências dos consumidores estão influenciando os coquetéis no Brasil
A Kerry, multinacional irlandesa líder global em nutrição sustentável desenvolvendo soluções que melhoram perfil de sabor e nutrição dos alimentos, realizou um relevante estudo de campo que mapeou o universo dos coquetéis servidos em bares do Brasil, com base em análises de mais de mil tipos de drinks em 40 dos principais bares do país, a fim de traçar um panorama de comportamento e tendências para o mercado. A pesquisa “Raising the Bar” levou em conta diversos critérios, como os tipos de bebidas utilizados, ingredientes e os sabores em alta.
O trabalho foi conduzido por uma equipe de especialistas em sabor que contou com aromistas, mixologistas, equipe de análise sensorial, e profissionais das áreas de P&D, marketing e comercial.  “O principal foco desse trabalho, foi explorar os coquetéis no Brasil de forma holística, para criar experiências únicas e autênticas para consumidores cada vez mais exigentes”, explica Fernanda Fontolan, gerente de marketing em Taste para América Latina

Principais insights
As informações levantadas nos estabelecimentos Brasil afora trazem informações capazes de garantir um importante retrato do setor, com os seguintes destaques:
 
Álcool e Ingredientes
O gin lidera como o destilado mais utilizado nos coquetéis brasileiros, presente em 28% das receitas, seguido por vermute, bitter, whisky, vodka, rum, cachaça e tequila. A criatividade dos bartenders se reflete na combinação de até quatro destilados por drink, explorando camadas de sabor. Nesse cenário, os bitters ganham destaque como elementos essenciais para equilibrar o dulçor e adicionar complexidade às criações.
 
Sabores em Alta

Os sabores cítricos dominam a coquetelaria brasileira, representando metade das preferências com destaque para limão, grapefruit e laranja. Entre os dez sabores mais populares estão hortelã, mel, gengibre, manjericão e caju, refletindo uma busca por frescor e complexidade. Ao mesmo tempo, ingredientes emergentes como cumaru, jabuticaba, capim-limão, cacau, banana e coco começam a ganhar espaço, trazendo novas possibilidades criativas para o setor.
 
Tendências Emergentes 

A coquetelaria brasileira vive um momento de reinvenção, impulsionada por tendências que valorizam tanto a identidade local quanto a experiência sensorial. Ingredientes regionais como caju, cupuaçu, jambu, mate e cambuci ganham protagonismo, refletindo o orgulho pela diversidade nacional. Ao mesmo tempo, cresce a demanda por mocktails sofisticados, que entregam sabor e complexidade sem álcool. A estética também se destaca: cores vibrantes, gelo esculpido e taças elegantes transformam cada drink em uma obra visual. E, para completar, os coquetéis autorais com infusões artesanais e combinações inusitadas reforçam o desejo do consumidor por exclusividade e autenticidade.

Zero álcool
A tendência crescente de bebidas sem álcool identificada na pesquisa tem sido comprovada por inúmeros levantamentos, como o “Consumer Insights 2025”, da Worldpanel/Kantar. Segundo esse estudo, o consumo de bebidas alcoólicas fora de casa despencou 34% em no primeiro trimestre de 2025, e os principais responsáveis ela redução são os consumidores da Geração Z e os Baby Boomers, que diminuíram em 31% e 32%, respectivamente, a presença em bares, restaurantes e outros estabelecimentos.
Levantamento da MindMiner aponta para a mesma direção: entre os jovens da Geração Z, apenas 45% consomem bebidas alcoólicas, estando mais preocupados com a saúde física e mental e o bem-estar. Com essa mudança de comportamento, os impactos na indústria global de não alcoólicas deve gerar US$ 3,8 trilhões até 2034, com mocktails, kombuchas e drinks funcionais.
Já a pesquisa “Como o álcool tem impactado a saúde dos brasileiros”, do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), aponta que entre os jovens de 18 a 24 anos, 20% bebem uma vez por mês ou menos e 46% deles não bebem.

Soluções que atendem as tendências em bebidas alcoólicas e não alcoólicas

A Kerry oferece soluções e tecnologias saborosas e sustentáveis para apoiar a indústria a enfrentar os desafios mercadológicos, unindo sabor, nutrição e respeito ao planeta, sem deixar de entregar a experiência desejada pelo consumidor, tanto nos bares como na indústria de bebidas.  Uma delas é Tastesense™ Sweet, que através da redução do açúcar nas bebidas, mantém a mesma experiência sensorial. Também é possível quantificar o impacto de Nutrição Sustentável em um produto acabado. Ao reduzir açúcar, conseguimos colaborar positivamente com a redução de água e emissões de carbono, além de melhorar consideravelmente o perfil nutricional dos produtos.  
Tastesense™ Sensations, tecnologia que melhora a percepção de álcool, sensação de calor e tingling; proporciona experiência alcóolica em produtos baixo e 0% álcool. Entrega a mesma experiência de um produto alcoólico, além de ser uma solução clean label. 
DaVinci Gourmet™, marca de xaropes da Kerry que atende o mercado Foodservice de bares e cafeterias, foi desenvolvida para valorizar o aspecto artístico de cada criação, abrindo novas paletas de sabor, aroma e criar sua própria assinatura, com equilíbrio perfeito entre dulçor e sabor.

Burguerpedia: outro estudo proprietário da Kerry traça um panorama das principais tendências para hambúrgueres em 2025

Recentemente, a Kerry divulgou outro estudo de tendências de mercado, o “Burguerpedia 2025”, com foco em ser cada vez mais um parceiro estratégico dos clientes, oferecendo soluções e tecnologias em sabor e nutrição, e apoiando para a escolha de produtos que os consumidores desejam.
O estudo é realizado anualmente e analisa o menu das principais hamburguerias do país, apontando tendências em tipos de pães, molhos, queijos, saladas e proteínas. A pesquisa é baseada em menus de mais de 60 estabelecimentos, entre as hamburguerias locais às grandes redes tradicionais.

Os especialistas da Kerry em pesquisas de mercado, mapearam hamburguerias artesanais e de grandes redes em oito estados do Brasil, os principais sabores e produtos em alta na preferência dos consumidores, além das tendências em inovação para este ano:

Pão - O Pão Brioche continua sendo o mais utilizado nas montagens dos hambúrgueres e sanduiches com 49% de preferência, mas apesar de ainda ser o líder, opções à base de farinhas alternativas também ganham espaço.
Proteínas - A carne bovina continua a ser a preferida, porém com menor presença nos menus, aparecendo agora apenas três vezes mais do que a carne de frango (o ranking anterior era de seis vezes). Além disso, as proteínas alternativas como a Vegetal (10%) continuam aparecendo como opções importantes nos cardápios. 

O Burguerpedia 2025 revela que quando analisado o formato da proteína, o empanado teve crescimento, aparecendo com mais relevância do que nos anos anteriores. 
Queijos - Os queijos tradicionais continuam com forte presença nos menus, mas o estudo indica a presença de novos tipos nas composições, como o Canastra e o Burrata. 
Molhos - A maionese se mantém na liderança da preferência, com 61%, porém vários outros estrearam a lista, como o molho Stacker e Pesto de manjericão. 

"Estudos como o Burguerpedia e o Raising the Bar são essenciais para entendermos as preferências dos consumidores e inovarmos com precisão, garantindo que estamos alinhados com as tendências do mercado," afirmou Ricardo Ibarra, Diretor de Marketing para Consumer Insights LATAM.

Sobre a Kerry     
A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. São 30 anos de transformações e crescimento na América Latina em jornada de sucesso que continua a evoluir. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um melhor impacto para o planeta. Nossas principais percepções do consumidor, equipe global de RD&A de mais de 1.100 cientistas de alimentos e extensa presença global nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável e alcançaremos mais de dois bilhões de consumidores com soluções de nutrição sustentável até 2030. Para obter mais informações, visite kerry.com. 
 
Fontes: 
Kantar
MindMiner
Cisa
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA KÉZIA DE ANDRADE CARVALHO
[email protected]


FONTE: Kerry Group
Notícias Relacionadas »