Polished Man: o poder de uma unha contra a violência

*Matheus Felipe

JULIA ESTEVAM
18/08/2025 11h16 - Atualizado há 2 horas

Polished Man: o poder de uma unha contra a violência
Banco Uninter

O que você pensaria ao ver um homem com apenas uma unha pintada? Pode parecer estranho à primeira vista, e é justamente isso que chama a atenção e abre espaço para o que realmente importa, a conscientização sobre a violência contra crianças e mulheres.

Essa é a proposta da campanha global Polished Man, a qual convida homens a pintarem uma única unha durante o mês de outubro, representando a estatística alarmante de que 1 em cada 5 crianças será vítima de violência antes dos 18 anos, umdado que é ilustrado com um dedo pintado em uma mão. E mais chocante ainda é o fato de que 96% desses abusos são cometidos por homens. Diante desses números, a campanha propõe algo simples e profundo, que homens deixem de ser apenas parte do problema e passem a ser parte ativa da solução.

Nesse sentido, o marketing tem um papel importantíssimo. Vivemos uma era marcada por influenciadores digitais, onde qualquer pessoa com acesso à internet e um público engajado pode moldar comportamentos, opiniões e hábitos de consumo. E se esse mesmo poder fosse usado não apenas para vender produtos, mas para provocar reflexão?

Essa é a essência do marketing de influência com propósito. Pintar uma unha, no universo simbólico da estética, é uma pequena ruptura. Um gesto “não masculino”, que incomoda padrões e quebra expectativas, mas é justamente esse impacto que abre espaço para o diálogo, a conscientização e a empatia.

No mundo digital, muitos influenciadores promovem produtos que não consomem, defendem ideias que não seguem e aceitam campanhas com fins exclusivamente financeiros. Casas de apostas, por exemplo, são divulgadas por milhares de criadores, mesmo com seus efeitos nocivos para o público mais jovem e vulnerável.

Por isso, campanhas como a Polished Man são tão necessárias. Elas não apenas conscientizam, mas destacam a atuação do marketing na sociedade.

Hoje, mais do que nunca, precisamos de campanhas que vão além do clique fácil e do engajamento superficial. Precisamos de movimentos que ensinem, inspirem e mobilizem. E precisamos de profissionais de marketing dispostos a pintar a própria unha, no sentido simbólico e prático, assumindo responsabilidade pelo que propagam.

Porque, em um mundo saturado de fake news, discursos de ódio e influências vazias, ser um “homem polido” é ter coragem de ser consciente.

*Matheus Felipe é mercadólogo, especialista em gestão de mídias sociais, gestão comercial e marketing digital, mestrando em educação e novas tecnologias. É professor do Centro Universitário Internacional – Uninter, onde é tutor no curso superior de Gestão de Mídias Sociais.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CRISTINA ALVES ESTEVAM
[email protected]


Notícias Relacionadas »