Simecs faz novo levantamento sobre emissões de carbono no setor

Entidade, em parceria com o SENAI RS, começa em agosto diagnóstico ampliado com empresas associadas, e os dados serão conhecidos na 3ª Electric Move

ASSESSORIA DE IMPRENSA
13/08/2025 11h12 - Atualizado há 2 horas

Simecs faz novo levantamento sobre emissões de carbono no setor
Pedro Lopes de Souza
 

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), em parceria com o SENAI RS, começa nos próximos dias um levantamento ainda mais abrangente sobre a emissão de gases de efeito estufa de suas  empresas associadas. Como parte do Projeto de Descarbonização da entidade, a iniciativa pretende alcançar uma amostragem representativa do setor. O diagnóstico permitirá a formulação de um plano de ação visando a modernização e transição para tecnologias de baixo carbono e de maior eficiência energética.

A previsão é que o resultado do levantamento seja divulgado durante a realização da 3ª Electric Move Brasil, Feira de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética, que acontecerá de 6 a 8 de novembro, no Parque da Festa da Uva em Caxias do Sul. O evento possibilitará aproximar a indústria das novas tecnologias e do que há de mais inovador no uso de energias limpas, conectando as empresas com fornecedores, estudos e pesquisas da área.

“A intenção é obter informações relevantes para criar planos de ação e articular junto aos governos municipal, estadual e federal e instituições parceiras algumas alternativas para empresas adaptarem seus negócios e fazerem essa transição”, diz o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler. “A própria Electric Move é uma grande oportunidade para estarmos bem mais próximos do que existe de alternativas energéticas atuais e mais adequadas aos nossos negócios”, acrescenta. O dirigente lembra que é fundamental que os empresários olhem para essa tendência para crescer e desenvolver seus negócios de forma mais competitiva, alinhada ao mercado e suas exigências. 

    

Preparativos à coleta de dados

O diagnóstico, em etapas, contemplará visitas técnicas para identificação das fontes de emissão e para geração de informações, acompanhamento da coleta de dados e posterior cálculo de emissões, o GHG protocol, seguindo as normas técnicas brasileiras. Ao final, as empresas receberão um relatório individualizado, e o Simecs os dados setoriais consolidados.

O levantamento que será feito agora complementa uma sondagem anterior, feita em 2023, quando participaram 74 empresas de pequeno, médio e grande portes dos 17 municípios e setores de abrangência do Simecs, por meio de formulário online.

 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALANA GABRIELA PAULS HAEUSER
[email protected]


Notícias Relacionadas »