Economia de até 30 % com portaria remota, atendendo já milhares de condomínios

Expectativa de adoção de tecnologias biométricas em 40 % dos contratos até fim de 2025

STRENGER COREGE
13/08/2025 15h34 - Atualizado há 5 horas

Economia de até 30 % com portaria remota, atendendo já milhares de condomínios
Canva

O setor de portaria terceirizada em 2025 registra forte crescimento entre empresas que buscam otimização de custos e eficiência operacional. Nos primeiros seis meses, a contratação deste tipo de serviço cresceu 17 % em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados recentes da Associação Brasileira das Empresas de Segurança (ABESeg).

A expansão tem sido impulsionada especialmente em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, onde os altos encargos trabalhistas tornaram a portaria interna onerosa. Essa mudança estratégica permite às empresas transferir responsabilidades administrativas e jurídicas à prestadora de serviço, mantendo ou elevando a qualidade do controle de acesso.

Segundo Renan Rodrigues, CEO da empresa de portaria e segurança - Murin Sects, “o segredo para uma operação segura e econômica está na escolha de uma empresa séria e bem treinada. A portaria é a linha de frente de qualquer organização e precisa unir agilidade, postura e tecnologia”. Ele destaca ainda que investir em capacitação e tecnologias modernas de controle de acesso remoto são diferenciais estratégicos.

Relatórios da consultoria Security Analytics apontam que mais de 70 % das empresas que migraram para modelos de portaria terceirizada observaram melhorias no controle de acesso e saída de pessoas. Paralelamente, pesquisas da TechSeg Monitor indicam que até o final de 2025 cerca de 40 % dos contratos ativos devem utilizar tecnologias como reconhecimento facial, QR code ou biometria, revelando a digitalização crescente do setor.

Além da redução de custos com folha de pagamento, a portaria terceirizada oferece flexibilidade operacional, cobertura imediata em ausências e atualização tecnológica contínua. Isto inclui, por exemplo, a adoção de modelos híbridos, que mesclam atendimento presencial e remoto para maior cobertura e eficiência.

O uso de portaria remota corporativa tem ganhado terreno como alternativa moderna ao atendimento tradicional. A Sekron Digital, por exemplo, oferece serviços que combinam tecnologia, monitoramento 24 horas e cortes de até 30 % nos custos operacionais. O setor de segurança eletrônica faturou mais de R$12 bilhões em 2023, com crescimento anual médio de 13,75 %, e contemplou mais de 12 mil condomínios com portaria remota.

Especialistas destacam também a verticalização dos serviços como tendência relevante. Empresas de médio e grande porte buscam contratos que vão além do porteiro, incluindo vigilância, rondas periódicas e suporte técnico em horários críticos. A estratégia permite maior controle e resposta mais rápida a incidentes.

Em um contexto de urbanização crescente e de exigências de compliance legal, a terceirização de portaria se aproxima de uma solução estratégica para empresas que desejam alinhar segurança, controle de acesso em condomínios e portaria para empresas com eficiência econômica. A combinação de economia, inovação tecnológica e serviços integrados posiciona a portaria terceirizada como aliada da sustentabilidade operacional.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renan Rodrigues de Souza
[email protected]


FONTE: https://empresadeportariaseguranca.com.br/
Notícias Relacionadas »