Produtividade pode aumentar em 20% com “tempo real”

EDINEY GIORDANI
13/08/2025 11h00 - Atualizado há 5 horas

Produtividade pode aumentar em 20% com “tempo real”
Foto: Envato/Divulgação

Docas com caminhões entrando e saindo, centenas de funcionários circulando pelo ambiente, além disso, caixas, pallets, empilhadeiras. Um organismo vivo da logística que suscita uma pergunta nos gestores: todos os colaboradores estão performando de maneira igual?

Essa pergunta agora pode ser respondida com a tecnologia RTLS, que individualmente mede a ociosidade ou produtividade de cada colaborador, trazendo mais transparência e dados para os gestores.

Marcelo Lonzetti, diretor da empresa ztrax e especialista em RTLS, afirma que por anos a produtividade brasileira não levava em conta a localização dos colaboradores e os processos, desta forma apenas se estipulavam médias de performance por segmento, por isso indústrias e centros logísticos ficavam para trás na comparação com seus pares mundiais:

Estamos vivendo em um mundo em que a informação vale muito, cada minuto ganho com os dados de performance que o sistema fornece, representa uma escala de produtividade que facilmente chega aos 20% de acréscimo no final do mês

Marcelo cita o exemplo de um cliente multinacional situado no sul do Brasil que entre outras coisas fabrica componentes elétricos. Antes da chegada do chamado “kit doca produtiva” na empresa, não tinha certeza dos dados e muitas vezes tomava decisões baseadas somente em percepções e experiência, agora com o RTLS instalado pode analisar e fazer diversas mudanças em tempo real para encontrar o equilíbrio necessário entre o número de funcionários e a produtividade:

Quando falamos desse exemplo, entendemos como os dados mudam tudo. As peças começaram a sair com maior rapidez, o número de colaboradores de uma determinada doca pode aumentar enquanto de outra diminuir. São as informações obtendo a maior produtividade possível na operação” conta o especialista.

A tecnologia é baseada em bluetooth e cada colaborador usa uma tag do tamanho de uma moeda de um real. Esses dados são gerados em tempo real e um dashboard mostra ao gestor a eficácia de cada colaborador, turno, doca ou centro de armazenagem:

É possível entender cada ação individualmente, caixas que esperam para serem recolhidas, transporte atrasado ou colaborador performando abaixo. Totalmente em tempo real” finaliza Marcelo.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDINEY GIORDANI SPELIER
[email protected]


Notícias Relacionadas »