TIVIT conduz migração da Vertem para nuvem AWS, e gera 30% de redução de custos

Transição aumenta escalabilidade, agilidade e eficiência operacional

GUSTAVO NEUBAUER
07/08/2025 15h19 - Atualizado há 4 horas

TIVIT conduz migração da Vertem para nuvem AWS, e gera 30% de redução de custos
Divulgação - Créditos: TIVIT

A TIVIT, multinacional brasileira que conecta tecnologia para um mundo melhor, é a responsável pela migração da Vertem, referência no mercado de fidelidade B2B no Brasil, do ambiente Microsoft Azure para a nuvem da Amazon Web Services (AWS). Com a transição, a empresa passa a operar com o Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS) como plataforma principal para orquestração de containers, e com o Karpenter para automação inteligente e sob demanda do provisionamento de nós, garantindo mais eficiência.

A Vertem possui mais de 40 milhões de consumidores e 2,5 milhões de pequenas e médias empresas (PMEs) em sua base, operando com 150 programas ativos. Para atender essa demanda crescente, a TIVIT optou pela solução Amazon Elastic Kubernets (EKS), aliada ao Karpenter, ferramenta de automação de provisionamento de nós, que garante alocação de recursos sob demanda. O uso combinado dessas tecnologias permitiu à Vertem lidar com picos de acesso, como os registrados em seu produto Familhão, que faz muito sucesso entre os clientes brasileiros, com redução de custos de 30%. 

“Tivemos alguns grandes desafios na migração. A reescrita de código de aplicações e garantir que a arquitetura fosse resistente a falhas, com capacidade de recuperação automática e sem interrupções significativas foram alguns deles”, diz Carlos Maia, Diretor de Cloud Solutions na TIVIT. Para o executivo, atender aos picos de tráfego de forma eficiente durante as campanhas promocionais da Vertem foi essencial para o sucesso do projeto.

A escalabilidade automática do Karpenter permitiu à Vertem um aumento de 10 vezes na capacidade de tratamento de dados e acessos ao sistema. A robustez do AWS trouxe tranquilidade aos usuários e uma experiência sem erros ou problemas, fator essencial para a Vertem, que preza pela qualidade no atendimento aos consumidores. Além disso, o sistema garante baixa latência a todo momento, assegurando um tempo de resposta rápido.

“A TIVIT e a Vertem têm a inovação e a experiência do cliente como focos principais, tornando este projeto de migração benéfico para ambas as companhias. A migração foi desafiadora, mas os resultados já são visíveis e continuarão trazendo impactos positivos nos próximos anos”, completa Carlos Maia.

A TIVIT é parceira estratégica na transformação digital de grandes organizações, oferecendo soluções tecnológicas que conectam eficiência e inovação, preparando-as para o futuro.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GUSTAVO NEUBAUER DE ARRUDA CASTRO
[email protected]


FONTE: TIVIT
Notícias Relacionadas »