Confiança empresarial recua pelo segundo mês seguido, mas setor mantém boa expectativa para o Dia dos Pais

Incertezas na economia e retração no consumo afetam setor de alimentação fora do lar, que aposta em datas comemorativas para reaquecer o movimento

LUCAS COSTA
05/08/2025 18h05 - Atualizado há 3 horas

Confiança empresarial recua pelo segundo mês seguido, mas setor mantém boa expectativa para o Dia dos Pais
Foto: Midjourney

A confiança dos empresários brasileiros voltou a apresentar queda em julho. O Índice de Confiança Empresarial (ICE), divulgado pelo FGV IBRE nesta segunda-feira (4), registrou 91,3 pontos no mês passado, marcando a segunda retração consecutiva — 0,8 ponto abaixo do resultado de junho. A média móvel trimestral também recuou, reforçando a percepção de um ambiente econômico mais instável.

 

A pesquisa aponta que todos os grandes setores da economia apresentaram perda de confiança. O comércio teve a maior retração (-2,2 pontos), mas o setor de serviços, que inclui bares e restaurantes, também foi impactado pela piora nas expectativas (-1,0 ponto), refletindo o aumento da cautela entre empresários da alimentação fora do lar.

 

Negócios já sentem impactos no caixa

 

Para os bares e restaurantes, os sinais de alerta não são recentes. Desde junho, os indicadores já apontavam dificuldades. Segundo o Índice Abrasel-Stone, que monitora o desempenho do segmento, as vendas caíram 3,7% em relação a maio. Essa retração nas receitas afetou diretamente o caixa dos estabelecimentos: de acordo com levantamento da Abrasel, 59% dos empresários encerraram o mês de junho sem lucro.

 

“A confiança é um termômetro importante da saúde econômica. Quando ela recua, empresários tendem a postergar decisões estratégicas, como contratação de funcionários ou abertura de novas unidades”, observa Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel. “Num setor intensivo em mão de obra como o nosso, isso também pode significar menos oportunidades de trabalho”.

 

Apesar das dificuldades, Dia dos Pais traz boas expectativas

 

Mesmo diante de um cenário desafiador, datas comemorativas seguem sendo importantes para impulsionar os negócios. Segundo pesquisa da Abrasel, entre os estabelecimentos que planejam abrir no Dia dos Pais, 76% esperam crescimento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria desses empresários (26%) projeta alta entre 6% e 10%.

 

Além de representar uma oportunidade para aumentar o fluxo de clientes, a data também é vista como um termômetro da disposição do consumidor em gastar em momentos especiais, o que ganha ainda mais relevância em um período marcado por retração no consumo.

 

“Em meio às incertezas, é nessas ocasiões que muitos negócios conseguem recuperar parte do faturamento perdido”, afirma Solmucci. “Ainda que não revertam de imediato os efeitos da baixa confiança, datas como o Dia dos Pais ajudam a manter a operação ativa e a renovar o ânimo de quem está na linha de frente dos empreendimentos. Outro bom sinal para o setor foi a taxa de desemprego em baixa, o que significa mais poder de compra da população”, conclui.


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Lucas Rosa Costa
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