Um homem procurado pela Justiça foi detido na manhã desta quarta-feira (6), na Zona Leste de São Paulo, após ser identificado por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial do Programa Smart Sampa. O sistema emitiu um alerta ao detectar o indivíduo circulando pelo Terminal Cidade Tiradentes. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi acionada e efetuou a abordagem em um ônibus da linha 4018-10, após a confirmação do embarque do suspeito.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, os agentes localizaram o veículo na Rua Sara Kubitscheck e fizeram a abordagem de forma rápida e sem resistência. O indivíduo foi conduzido ao 49º Distrito Policial de São Mateus, onde foi identificado e registrado o Boletim de Ocorrência Contra ele, havia um mandado de prisão expedido por tráfico de drogas desde junho de 2023.
O Smart Sampa, criado para integrar dados e imagens em tempo real com o objetivo de reforçar a segurança urbana, tem sido utilizado para ações de patrulhamento preventivo e resposta rápida a ocorrências. A central de monitoramento conta com cerca de 31 mil câmeras espalhadas pela capital, incluindo equipamentos próprios e integrados de terceiros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), desde sua implementação, o programa já colaborou na prisão de mais de 3 mil pessoas em flagrante, além da captura de 1.603 foragidos e da localização de 79 pessoas desaparecidas. As ações são coordenadas por agentes da GCM e da Defesa Civil, que atuam 24 horas por dia.
Além de facilitar a prisão de criminosos, o Smart Sampa também tem sido utilizado para proteger prédios públicos, monitorar áreas de grande circulação e prevenir delitos em tempo real. Casos como furto de fios em unidades de ensino e abordagens a suspeitos em parques e terminais têm sido solucionados com o auxílio do sistema.
A Prefeitura de São Paulo afirma que o investimento em tecnologia busca tornar a cidade mais segura e eficiente na gestão de situações de risco, promovendo integração entre forças de segurança e maior proteção à população.