GSK lança plataformas para apoiar médicos na resolução de casos complexos em Oncologia e Hematologia
Oncohub e Oncosphere combinam conteúdo científico, tecnologia e colaboração para transformar a educação médica e fortalecer a jornada do paciente no Brasil
CAMILE FREITAS
05/08/2025 15h58 - Atualizado há 3 horas
Divulgação
A GSK, biofarmacêutica multinacional, reforça sua atuação em oncologia e hematologia no Brasil com o lançamento de duas plataformas digitais: Oncohub e Oncosphere. Criadas para apoiar médicos no enfrentamento de casos clínicos complexos, as plataformas refletem o compromisso estratégico da companhia em unir ciência, tecnologia e expertise para fortalecer o cuidado oncológico e onco-hematológico em todo o país. “As plataformas foram pensadas para ampliar o acesso a conhecimento qualificado, promover a troca entre especialistas e apoiar os médicos em sua prática diária, principalmente aqueles que atuam fora dos grandes centros e enfrentam desafios no diagnóstico e manejo de doenças como o mieloma múltiplo e os cânceres ginecológicos”, afirma Fábio Lawson, diretor médico da GSK Brasil. “Mais do que soluções digitais, elas representam um legado de capacitação contínua, com impacto direto na qualidade de vida dos pacientes.” Oncohub: acesso a experts para decisões clínicas seguras Oncohub possui foco em cânceres ginecológicos e tem o objetivo de conectar oncologistas clínicos a especialistas de diversas especialidades médicas para a discussão de casos reais e complexos, em um ambiente multidisciplinar. Por meio da plataforma, os médicos podem submeter casos clínicos de câncer de ovário e endométrio detalhados — incluindo exames e imagens — que são analisados em conjunto por oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas e patologistas considerados experts. “O Oncohub é uma resposta concreta à dificuldade de acesso a tumor boards e segundas opiniões, principalmente em regiões afastadas dos grandes centros médicos. Ele democratiza o acesso ao conhecimento e reforça o cuidado baseado em evidências”, afirma Lawson. Este projeto conta com a participação de grandes nomes da oncologia brasileira, incluindo os oncologistas clínicos Mariana Scaranti, Andreia Melo, Aknar Calabrich e Eduardo Paulino. Além disso, destacam-se o patologista Gustavo Focchi, a radioterapeuta Cristiane Rocha e o cirurgião oncológico Carlos Andrade, que juntos reforçam a abordagem multidisciplinar do board. Oncosphere: pioneirismo na capacitação sobre mieloma múltiplo Focada exclusivamente no mieloma múltiplo, a Oncosphere foi desenvolvida em parceria com o time regional da GSK e lançada de forma pioneira ao público brasileiro. Dedicada principalmente a onco-hematologistas, a plataforma oferece conteúdo altamente especializado sobre o manejo do mieloma múltiplo, projetado para apoiar a prática clínica em todas as etapas da jornada do paciente. A Oncosphere representa um avanço significativo na educação médica, promovendo inovação e colaboração entre a comunidade médica global. Entre seus recursos exclusivos, a plataforma oferece: - Conteúdo de educação médica continuada cuidadosamente selecionado e credenciado por instituições científicas renomadas, como NEJM, EBAH, ASCO e Stanford Medicine, o que garante qualidade e relevância científica.
- Módulos interativos com quizzes e certificações;
- Webinars ao vivo e biblioteca on-demand;
- Ferramenta “Expert Connect”, que permite aos médicos brasileiros agendar sessões com especialistas internacionais em mieloma múltiplo.
“A Oncosphere disponibiliza o canal exclusivo Expert Connect permitindo que médicos brasileiros se conectem com especialistas globais para discussões de casos clínicos e troca de conhecimentos, fortalecendo a colaboração internacional na busca por melhores práticas clínicas no mieloma múltiplo”, afirma Fábio Lawson. O time de especialistas globais envolve nomes que são referência na doença, como Dr. Hang Quach, Dr. Jesús San-Miguel, Dr. Michel Delforge, Dr. Saad Usmani e Dr. María-Victoria Mateos. Educação médica como motor de transformação no cuidado ao câncer As duas plataformas formam um ecossistema de educação médica com alto potencial de impacto estratégico. Elas integram a visão da GSK de que investir em capacitação e colaboração médica é tão essencial quanto desenvolver medicamentos inovadores. “Nosso compromisso com a saúde vai além da pesquisa e do desenvolvimento. Acreditamos que, ao empoderar os médicos com conhecimento de qualidade e acesso a redes especializadas, ajudamos a construir um sistema de saúde mais justo, moderno e centrado no paciente”, finaliza o diretor médico da GSK no Brasil. “Dentro das plataformas, o principal beneficiado é sempre o paciente”. Sobre a GSK - A GSK é uma biofarmacêutica multinacional, presente em mais de 75 países, que tem como propósito unir ciência, tecnologia e talento para vencer as doenças e impactar a saúde global. A companhia pesquisa, desenvolve e fabrica vacinas e medicamentos especializados nas áreas de Doenças Infecciosas, HIV, Oncologia e Respiratória/Imunologia. No Brasil, a GSK é líder nas áreas de HIV e Respiratória e uma das empresas líderes em Vacinas. Para mais informações, visite www.gsk.com.br Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILE GIL ORNELAS DE FREITAS
[email protected]