Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo promoveu, nesta terça-feira (5), o primeiro Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) na região sudeste da capital. A atividade ocorreu no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, com ações voltadas ao bem-estar da população e incentivo à prevenção de doenças.
De acordo com a pasta, o evento teve como foco o papel das terapias complementares no enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). A programação incluiu vivências em grupo e atendimentos individuais com técnicas como yoga, tai chi, meditação, reiki, auriculoterapia e aromaterapia, buscando promover o equilíbrio entre corpo e mente.
Além das práticas integrativas, o público teve acesso a orientações de saúde bucal, alimentação saudável e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa também contou com aulas de dança e serviços como avaliação de bioimpedância, reforçando o caráter educativo e preventivo da ação.
Ainda segundo informado pela secretaria, São Paulo é referência nacional na oferta de Pics no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, quase todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade oferecem esse tipo de atendimento, que também está presente em centros especializados e hospitais da rede municipal.