Inovação em saúde une Brasil e Taiwan em workshop promovido pela TAITRA

Evento realizado em São Paulo promoveu a campanha global “Go Healthy with Taiwan” e reuniu especialistas, empresários e representantes da indústria para discutir soluções inovadoras

CLARICE PEREIRA - AGêNCIA DRONE
04/08/2025 09h47 - Atualizado há 5 horas

Inovação em saúde une Brasil e Taiwan em workshop promovido pela TAITRA
Foto / divulgação: TAITRA
A promoção da saúde, hoje, vai além do tratamento de doenças: engloba tecnologia, prevenção, bem-estar e inovação. Atenta a esse novo cenário, a TAITRA (Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan), organização sem fins lucrativos dedicada à promoção comercial, lançou a campanha global “Go Healthy with Taiwan” para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde.

Como parte da iniciativa, a TAITRA realizou nesta semana, em São Paulo, um workshop que reuniu executivos, gestores, profissionais da indústria, acadêmicos, pesquisadores e jornalistas. O objetivo foi promover o intercâmbio de ideias, fortalecer parcerias estratégicas e ampliar a visibilidade da campanha no Brasil.


Na abertura do evento, Sandra Shih, diretora da TAITRA no Brasil, destacou o interesse do governo de Taiwan em estabelecer parcerias de inovação com outros países, especialmente nas áreas de saúde e bem-estar. “Temos em Taiwan centros de excelência de inovação em saúde, com soluções tecnológicas em dispositivos médicos, wearables, sport tech e equipamentos de última geração. Sabemos que o Brasil é um país criativo, empreendedor e com grande demanda por inovações que promovam qualidade de vida. Por isso, Taiwan quer fazer negócios com o Brasil para gerar prosperidade e bem-estar. Convidamos os brasileiros para trazer suas ideias inovadoras para o nosso projeto ‘Go Healthy with Taiwan’”.

O workshop foi conduzido por Marivaldo Vale Albuquerque, diretor do Innovation Studio, e contou com a participação de três painelistas com experiências distintas e complementares: o Prof. Dr. Pedro Elias, da Universidade do Amazonas, da startup WIT de Manaus e do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV); Fábio Pomes, head de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria do Esporte, e Luiz Saldanha, representante da Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas.

O Prof. Dr. Pedro Elias ressaltou que saúde não se resume à ausência de doenças, mas sim ao equilíbrio físico, mental e emocional – e que a tecnologia é essencial para garantir esse bem-estar. “Acredito que a tecnologia pode transformar a saúde por meio da prevenção e do diagnóstico precoce. Um grande exemplo é a telemedicina, que tem se mostrado fundamental em regiões onde o acesso a especialistas ainda é limitado. Precisamos colocar a tecnologia a serviço da vida”, afirmou.

Já Fábio Pomes chamou atenção para o desafio do acesso à prática esportiva no Brasil: “Apenas 5% da população frequenta academias, seja por questões financeiras ou por modelos ultrapassados de funcionamento. Estamos em plena era digital, e precisamos começar a usar os dados e as tecnologias para oferecer experiências mais acessíveis e personalizadas aos praticantes, promovendo saúde de forma efetiva.”

Representando o setor de mobilidade ativa, Luiz Saldanha destacou o papel transformador da bicicleta para a saúde pública e o meio ambiente: “A bicicleta é uma tecnologia de 200 anos que ainda salva vidas. Pedalar promove saúde individual, fortalece vínculos sociais, melhora a mobilidade urbana e ainda contribui para a preservação ambiental. Com o avanço das bicicletas elétricas, esse impacto tende a crescer.”

Durante o encontro, Marivaldo Albuquerque apresentou oficialmente a campanha “Go Healthy with Taiwan”, que em 2025 vai premiar as três melhores propostas inovadoras para promover o bem-estar físico e mental com US$ 30 mil cada. Os finalistas também terão a oportunidade de visitar Taiwan e explorar parcerias com empresas locais.

Empresários, startups, organizações e pesquisadores interessados podem inscrever seus projetos até 14 de agosto pelo site oficial da campanha. As propostas devem apresentar soluções alinhadas aos cinco setores estratégicos da indústria de saúde de Taiwan: tecnologias inteligentes para a saúde; estética médica e check-ups de bem-estar; equipamentos de ginástica; tecnologias esportivas, e bicicletas e mobilidade ativa.

Para mais informações sobre o processo de inscrição e os critérios da seleção, acesse o site oficial da campanha.


Mais informações sobre a TAITRA Brasil:
LinkedIn: www.linkedin.com/in/taiwan-trade-center-brazil-taitra-20822611a/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100013421865423
Instagram: www.instagram.com/taitrabrasil



SOBRE A TAITRA: Fundada em 1970, a TAITRA é a principal organização sem fins lucrativos de promoção comercial de Taiwan. Patrocinada pelo governo e por organizações industriais, a TAITRA ajuda empresas a expandirem os seus alcances globais. Com sede em Taipei, a TAITRA conta com uma equipe de 1.300 especialistas e opera cinco escritórios locais em Taoyuan, Hsinchu, Taichung, Tainan e Kaohsiung, bem como 63 filiais em todo o mundo. Juntamente com o Taipei World Trade Center (TWTC) e o Taiwan Trade Center (TTC), a TAITRA forma uma rede global dedicada a promover o comércio mundial.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLARICE LUCIANO PEREIRA
[email protected]


FONTE: https://gohealthy.taiwanexcellence.org/
Notícias Relacionadas »