Estudos clínicos apontam eficácia da vitamina B12 sublingual para tratamento de diversas doenças

Casos avaliados por meio de uma banca de médicos reforçam a utilização de mecobalamina sublingual como alternativa eficaz, especialmente em pacientes que apresentam dificuldades de absorção do nutriente

ROBERTA SCALABRINI
01/08/2025 12h06 - Atualizado há 11 horas

Estudos clínicos apontam eficácia da vitamina B12 sublingual para tratamento de diversas doenças
Freepik

Um estudo de casos clínicos realizado pela Marjan Farma, publicado no livro "Casos Clínicos: Tratamento de Doenças com Vitamina B12 Sublingual", revela a eficácia do uso de mecobalamina sublingual no tratamento de diversas condições de saúde, incluindo doenças metabólicas e deficiências vitamínicas graves. O levantamento apresenta uma análise de casos clínicos selecionados por especialistas da área médica, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a melhor forma de administração da vitamina B12.

O trabalho "Vitamina B12 Sublingual em Foco" coletou e analisou mais de 150 casos clínicos, com a contribuição de médicos de todo o Brasil, que compartilharam suas experiências no tratamento de pacientes com deficiência de vitamina B12. "Os resultados mostram que a utilização sublingual pode ser uma solução eficiente, particularmente em casos clínicos de pacientes com dificuldades de absorção da vitamina B12 devido ao uso contínuo de medicamentos, como inibidores de bomba de prótons ou metformina", afirma a médica Rita de Cassia Salhani Ferrari, head de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Marjan Farma e responsável por trazer essa inovação a nosso país.

Conduzido em duas fases, com a participação de especialistas nas áreas de endocrinologia, geriatria e neurologia, o estudo aponta que o uso sublingual de vitamina B12 como uma alternativa eficaz no tratamento da deficiência desse nutriente. Isso porque a via sublingual permite absorção direta pelos capilares sanguíneos, contornando barreiras gástricas de absorção e favorecendo melhores resultados terapêuticos.

“Em pacientes bariátricos, por exemplo, a mecobalamina sublingual tem demonstrado ser tão eficaz quanto a administração intramuscular, com a vantagem da facilidade de administração e menos riscos de eventos adversos da aplicação intramuscular”, explica a médica.

Resultados promissores

Um dos casos clínicos destacados no estudo é o de uma paciente diabética de 83 anos, diagnosticada com gastrite atrófica e deficiência de B12. Após dois meses de tratamento com mecobalamina sublingual, a paciente apresentou uma melhora significativa nos níveis dessa vitamina e redução dos sintomas de neuropatia e parestesia. Além disso, o tratamento também resultou na normalização dos níveis de B12 no sangue, evidenciando a eficácia da via sublingual.

"Este caso clínico, entre outros no estudo, reforça a importância de se considerar alternativas terapêuticas como a via sublingual, especialmente em pacientes que não respondem bem à reposição intramuscular ou a outras formas convencionais de tratamento", comenta a especialista, ressaltando a inovação que a forma sublingual traz ao tratamento de diversas doenças associadas à deficiência de B12.

A deficiência de vitamina B12 é um problema comum, variando de 20% a 60% na população geral, especialmente entre idosos e pessoas com condições específicas, como síndromes de má absorção, veganos e vegetarianos, pacientes em uso prolongado de metformina e inibidores de bomba de prótons, pacientes pós-cirurgia bariátrica, entre outras condições. A deficiência de B12 pode resultar em diversas patologias clínicas incluindo doenças hematológicas e neurológicas “A detecção precoce e o tratamento imediato podem evitar complicações graves, como danos neurológicos irreversíveis e declínio cognitivo. Nesses casos, o tratamento com mecobalamina sublingual tem se mostrado uma forma segura e eficaz de reverter a deficiência, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, diz a médica.

Com o objetivo de ampliar a literatura científica sobre o uso de vitamina B12 sublingual, o projeto também busca promover a atualização contínua da comunidade médica, fornecendo informações relevantes para o tratamento de doenças que podem ser prevenidas ou controladas com a reposição adequada dessa vitamina.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA DE OLIVEIRA SCALABRINI
[email protected]


Notícias Relacionadas »