Concurso O Quilo é Nosso incentiva criatividade na cozinha e valoriza ingredientes locais

Restaurantes a quilo de todo o Brasil são convidados a transformar receitas em experiências culturais

TATIANE FERREIRA
01/08/2025 10h37 - Atualizado há 10 horas

Concurso O Quilo é Nosso incentiva criatividade na cozinha e valoriza ingredientes locais
Prato Menina Brejeira (Restaurante Framboá - João Pessoa/PB) - Foto: Divulgação

Criatividade, sabor e compromisso com a comunidade são os ingredientes que marcam o concurso O Quilo é Nosso, promovido pela Abrasel. A iniciativa reconhece os melhores restaurantes a quilo do país e incentiva uma gastronomia conectada com a cultura local e com o uso consciente dos alimentos. Com inscrições abertas até o dia 21 de agosto, o evento segue para a sua 9ª edição neste ano.

Além da valorização do modelo de comida a quilo, que representa parte expressiva da alimentação urbana no Brasil, o concurso é um convite à experimentação culinária. Os pratos apresentados refletem a identidade regional dos estabelecimentos, com destaque para insumos locais, técnicas de aproveitamento integral e práticas que reforçam os pilares da agenda de Ambiental, Social e Governança (ASG).

Gastronomia regional em destaque  

Mais do que uma premiação, o concurso estimula práticas alinhadas à agenda ASG, com foco no uso responsável dos alimentos, no fortalecimento das economias locais e no reconhecimento da diversidade culinária do país. Os pratos criados para a competição refletem essa proposta e transformam o cardápio do dia a dia em experiências marcantes.

Em 2024, alguns exemplos mostram o alcance criativo da iniciativa: no Maranhão, o restaurante Churrasco Grill Slz apostou no prato “Fofoca de Mariscos Maranhense”, combinando frutos-do-mar e temperos típicos da região. No Amazonas, o Restaurante Sabor a Mi apresentou o “Tortallete de Pirarucu”, enaltecendo um dos peixes mais emblemáticos da Amazônia.

Já na Paraíba, o campeão nacional da 8ª edição do concurso, o restaurante Framboá, criou o ‘Menina Brejeira”, com nhoque de banana-da-terra com carne de sol e castanha de caju, prato que une tradição e identidade regional em uma receita autoral.

Para José Tavares, chef do Framboá, participar do concurso foi um marco na trajetória do restaurante. “O Quilo é Nosso nos incentivou a pensar fora da rotina e mergulhar ainda mais em nossa cultura alimentar. Foi uma oportunidade de mostrar que o self-service também pode ser autoral, criativo e cheio de significado”, afirma.

Como funciona?

O concurso é dividido em três etapas. Na primeira, que acontece entre 16 e 26 de setembro, o público e um júri técnico local avaliam os pratos inscritos. Os restaurantes com melhor pontuação de cada estado avançam para a segunda fase, de 1º a 10 de outubro, quando um novo júri define os campeões estaduais. A final é realizada durante o evento Mesa ao Vivo, em São Paulo.

Os pratos inscritos são avaliados com base em cinco critérios pelo público: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do bufê e a receita criada especialmente para o concurso. Já o júri técnico leva em conta também a divulgação do concurso no estabelecimento e a variedade do bufê. Estabelecimentos que utilizarem um ou mais itens provenientes do aproveitamento integral dos alimentos recebem ponto extra na avaliação.

Os empreendedores interessados em participar do concurso devem se inscrever pelo site oquiloenosso.com.br até o dia 21 de agosto.

Serviço
O Quilo é Nosso

Realização: Abrasel
Patrocínio: Coca-Cola Brasil, Pluxee, Rational e Caixa
Apoio: Glassart e Nogueira Brinquedos
Parceria: Mundo Mesa

Inscrições: 30/06 a 21/08
1ª fase (voto popular + júri técnico): 16 a 26 de setembro
2ª fase (júri técnico estadual): 1º a 10 de outubro
Final nacional: a definir
Mais informações: oquiloenosso.com.br

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »