AstraZeneca Viva a Cultura! completa 18 anos e leva o tema “Segredos da Natureza Brasileira” a hospitais em cinco capitais do país

Esse ano, a iniciativa irá realizar 36 oficinas e 60 apresentações culturais em hospitais, impactando crianças, familiares e equipes médicas, além de uma programação especial com masterclass e atividades sobre sustentabilidade em referência à COP30 que acontecerá em novembro, no Brasil

ELIDA GONÇALVES
30/07/2025 20h04 - Atualizado há 12 horas

AstraZeneca Viva a Cultura! completa 18 anos e leva o tema “Segredos da Natureza Brasileira” a hospitais em
Divulgação
Há 18 anos, o projeto AstraZeneca Viva a Cultura! leva arte e cultura a crianças hospitalizadas em tratamento contra o câncer, assim como a seus familiares e equipes médicas, em hospitais de todo o Brasil.

A edição 2025 tem início em julho e seguirá até outubro, passando por hospitais em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belém e Natal. O Viva a Cultura! é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio master da AstraZeneca e idealização do Instituto Dançar.


Nos últimos anos, o AstraZeneca Viva a Cultura! se consolidou como uma das principais plataformas culturais em hospitais, realizando mais de 544 oficinas, 350 programações nos leitos e 161 apresentações teatrais em 89 etapas e 17 edições.

Em cada temporada, um tema central guia as atividades e, em 2025, as crianças vão aprender sobre mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade, em referência à COP30, que será sediada no Brasil. O mascote Astro e a equipe do Instituto Dançar levarão oficinas, apresentações teatrais, música e atividades culturais interativas aos hospitais, sempre com foco em educação e bem-estar.

“Na AstraZeneca, acreditamos que saúde e meio ambiente estão profundamente conectados. Difícil imaginar saúde em um planeta doente. Celebrar os 18 anos do Viva a Cultura! é reafirmar nosso compromisso com os pacientes, com a arte que transforma e com o futuro do nosso planeta. Neste ano, ao levar o tema ‘Segredos da Natureza Brasileira’ aos hospitais, o projeto convida pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde a refletirem, de forma lúdica e acessível, sobre o cuidado com a vida. A proximidade com a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA), reforça ainda mais essa urgência. Em sintonia com esse momento histórico para o país, o projeto levará suas atividades ao Hospital Onco Infantil Octavio Lobo, na capital paraense, um mês antes da conferência, encantando e sensibilizando o ambiente hospitalar por meio da arte, cultura, da imaginação e do cuidado com a vida em todas as suas formas. Queremos que cada criança, cada paciente, compreenda que fazer parte dessa conversa é essencial, porque o futuro da saúde começa na preservação do nosso planeta”, afirma Marília Gusmão, Diretora Executiva de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil.

O projeto AstraZeneca Viva a Cultura! oferece oficinas de musicalização e criação de instrumentos recicláveis, pintura com moldes vazados (stencils) com desenhos inspirados nos biomas brasileiros, produção de máscaras folclóricas, origamis de animais, atividades com materiais reutilizáveis que representam a fauna nacional e como parte da programação, está confirmada uma masterclass sobre arteterapia. A programação inclui também apresentações teatrais e Música nos Leitos, em que músicos e o mascote Astro levam arte e alegria aos pacientes impossibilitados de deixar seus quartos.

Sobre a AstraZeneca
AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: gastrointestinal, cardiovascular, neurológica, respiratória e inflamatória, oncológica e doenças infecciosas. A AstraZeneca opera em mais de 125 países, seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.
Para mais informações, visite o site e siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.

Sobre o Instituto Dançar 
As atividades do Instituto Dançar iniciaram em 2003, a partir do anseio do grupo Dançar Marketing de atuar em prol dos interesses da comunidade. Inicialmente sob o nome de Dançar Comunidade, em 2008 a organização social passou a se chamar Instituto Dançar, atuando em compromisso com o desenvolvimento social, a democratização da cultura e a acessibilidade. 
Ao longo de mais de 20 anos de trajetória, o Instituto Dançar promoveu mais de 400 eventos gratuitos, atendendo cerca de 500.000 mil crianças e adolescentes em iniciativas sociais, além do público geral, em projetos concebidos sob medida para empresas como AstraZeneca, Droga Raia, Grupo Ultra, Nestlé, Samsung, Visa, entre outras. 

Enxergando as artes e o entretenimento como poderosas ferramentas de transformação da sociedade, o Instituto Dançar também passou a prestar consultorias e fazer a gestão de programações culturais para empresas interessadas em beneficiar as comunidades onde atuam. Seus principais clientes de consultoria socioculturais e políticas de patrocínios incluem marcas como Ambev, Deloitte, IBM, Libbs Farmacêutica, Roche, Vale e Volkswagen.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIDA VALMIRA GONCALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »