55º Festival de Inverno de Campos do Jordão entra na sua última semana de concertos gratuitos
Apresentações acontecem em oito palcos na cidade serrana e em São Paulo
ALEXANDRE (ALê) FéLIX
30/07/2025 19h42 - Atualizado há 11 horas
Lucca Mezzacappa
O Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua última semana consolidado como o mais relevante evento de música clássica da América Latina. Em sua 55ª edição, o evento reafirma seu papel como espaço de excelência artística, formação e democratização da música de concerto. Realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo — por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas —, o Festival segue até domingo (03/ago) com uma programação gratuita que abrange palcos em Campos do Jordão e na cidade de São Paulo.
Neste ano, o Festival reúne 91 apresentações, todas com entrada franca, distribuídas por oito espaços diferentes: quatro na capital e quatro na cidade serrana. Em Campos do Jordão, os concertos acontecem no Auditório Claudio Santoro, no Parque Capivari, na Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista, e no Espaço Cultural Dr. Além, que volta à programação após seis anos. Em São Paulo, os palcos são a Sala São Paulo, a Estação Motiva Cultural, o Instituto Presbiteriano Mackenzie e a Sala do Coro (no próprio complexo da Sala São Paulo), que acolheram recitais de professores e bolsistas ao longo do mês.
Ao lado das apresentações públicas, o Festival mantém seu compromisso com a formação de jovens músicos por meio de seu Módulo Pedagógico, que representa o coração e alma do projeto. Em 2025, o programa ofereceu 141 bolsas de estudo: foram 123 para instrumentistas e 18 distribuídas entre regência, piano e violão. Durante o mês de atividades, os bolsistas participaram de aulas, ensaios e apresentações em diferentes formações, como a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach do Festival, a Camerata do Festival, além de grupos de câmara, madrigal, música antiga e contemporânea. As formações pedagógicas se apresentaram tanto em Campos do Jordão quanto na capital paulista, reforçando a vocação do Festival como um espaço de aprendizado, experimentação e troca entre gerações da música erudita.
A programação atualizada pode ser acessada no site oficial do Festival de Campos do Jordão.
ÚLTIMA SEMANA DO FESTIVAL
A reta final do Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece entre os dias 30/jul e 03/ago celebrando a música de concerto em sua plenitude, com apresentações que reúnem grandes nomes da cena nacional e internacional, novos talentos e formações pedagógicas. Os destaques da semana incluem os concertos da Orquestra do Festival, a participação do pianista Pablo Rossi sob regência do maestro Roberto Minczuk, e a aguardada entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, que reconhece os alunos de maior destaque do evento.
A programação tem início já na manhã desta quarta-feira (30/jul), com a apresentação dos candidatos aos Prêmio Eleazar de Carvalho – o mais importante do Festival - na Estação Motiva Cultural. À noite, o mesmo espaço recebe bolsistas e professores do Festival, com peças de Gnatalli, Chopin, Schoenberg, Villa-Lobos e Rachmaninov no programa. No mesmo dia, o violoncelista Lucas Garcia Muramoto se apresenta no Espaço Cultural Dr. Além, tocando obras de Bach, Ysaÿe e André Mehmari.
Na quinta-feira (31/jul), a pianista Karin Fernandes sobe ao palco do Dr. Além com um programa dedicado a compositoras dos séculos XVIII e XIX. Mais tarde, a Orquestra Filarmônica Catarinense se apresenta na Estação Motiva Cultural sob regência de Roberto Minczuk, tendo Pablo Rossi como solista. O programa reúne obras de Bach (em transcrição do próprio maestro), Mignone e Tchaikovsky.
Na sexta-feira (01/ago), destaque para o recital do pianista Estefan Iatcekiw e para a apresentação da Classe de Percussão do Festival, com repertório contemporâneo e experimental. À noite, a Orquestra Filarmônica Catarinense e Pablo Rossi voltam a se apresentar, desta vez no Auditório Claudio Santoro.
O sábado (02/ago) traz uma intensa agenda de atividades: no Parque Capivari, a Banda Sinfônica do Exército se apresenta pela manhã, seguida da GRU Sinfônica e alunos da Classe de Regência à tarde. Na Capela do Palácio Boa Vista, o Brazilian Winds Ensemble oferece ao público um colorido programa de música de câmara. À noite, no Auditório Claudio Santoro, a Orquestra do Festival se apresenta sob regência de Josep Caballé-Domenech e solos do violoncelista Kim Bak Dinitzen, com obras de Strauss, Dvořák e Gabriela Ortíz.
A programação termina no domingo (03/ago) com dois grandes concertos: pela manhã, a Orquestra do Festival repete o programa feito na véspera na Sala São Paulo; e ao meio-dia, no Parque Capivari, a Orquestra Furiosa, sob a batuta de Nailor Azevedo “Proveta” e participação da cantora Vanessa Moreno, presta uma homenagem a Milton Nascimento e ao Clube da Esquina, em um encerramento vibrante e popular.
PRÊMIOS E BOLSAS
O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de traslado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá, ainda, premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades do Festival com bolsas na Academia de Música da Osesp.
SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO
Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo das 54 edições anteriores, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.
REALIZAÇÃO
A 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp, Itaú, Yelum Seguradora e Toyota, e apoio de UNISA, Minalba e CAS Tecnologia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Paulo Gustavo. Parceiro de Mídia: Folha de São Paulo. Apoio institucional: Emesp Tom Jobim e Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. O evento tem direção geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.
| PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS – 30 DE JULHO A 03 DE AGOSTO |
ESPAÇO CULTURAL DR. ALÉM
30 JUL QUA 18H30
LUCAS GARCIA MURAMOTO violoncelo
Johann Sebastian BACH | Suíte para violoncelo nº 5 em dó menor, BMV 1011: Sarabanda
André MEHMARI | Suíte brasileira: Prelúdio – Seresta
Johann Sebastian BACH | Suíte nº 1 para violoncelo em Sol maior, BWV 1007
Eugène YSAŸE | Sonata para violoncelo solo em dó menor, Op. 28
Giovanni SOLLIMA | Lamentatio
__________
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
30 JUL QUA 08H00
CONCURSO ELEAZAR DE CARVALHO
Programa a ser anunciado.
__________
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
30 JUL QUA 19H00
ARTISTAS DO FESTIVAL
Programa a ser anunciado.
__________
ESPAÇO CULTURAL DR. ALÉM
31 JUL QUI 18H30
KARIN FERNANDES piano
Nannette STREICHER| Rondeau ou Caprice nº 1, Op. 1
Fanny MENDELSSOHN-HESSEL
Noturno
Noturno napolitano
Josephine LANG
Drei Klavierstücke [Três peças para piano]
Danse infernale, Op.46
Clara SCHUMANN | Scherzo nº 2, Op. 14
__________
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
31 JUL QUI 19H00
ORQUESTRA FILARMÔNICA CATARINENSE
ROBERTO MINCZUK regente
PABLO ROSSI piano
Francisco MIGNONE | Fantasia brasileira nº 3
Johann Sebastian BACH | A Arte da Fuga, BWV 1080 (1742-46) [Transcrição de Roberto Minczuk]
Pyotr Ilyich TCHAIKOVSKY | Serenata para cordas em Dó maior, Op. 48
__________
ESPAÇO CULTURAL DR. ALÉM
01 AGO SEX 18H30
ESTEFAN IATCEKIW piano
Alexander SCRIABIN
Sonata para piano nº 3 em fá sustenido menor, Op. 23
Dois poemas, Op. 32
Johannes BRAHMS | Sonata nº 3 em fá menor, Op. 5
__________
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
01 AGO SEX 19H00
CLASSE DE PERCUSSÃO DO FESTIVAL
Iannis XENAKIS | Pléïades [Plêiades]: Peaux [Pele]
Matheus BITONDI | Estragos crônicos no tempo torto
Clarice ASSAD | The hero [O herói]
Georges ARPEGUIS | Les Guetteurs des sons [Os observadores do som]
Yoshihisa TAIRA | Hierophonie [Voz do Sagrado] V
__________
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
01 AGO SEX 20H30
ORQUESTRA FILARMÔNICA CATARINENSE
ROBERTO MINCZUK regente
PABLO ROSSI piano
Francisco MIGNONE | Fantasia brasileira nº 3
Johann Sebastian BACH | A Arte da Fuga, BWV 1080 (1742-46) [Transcrição de Roberto Minczuk]
Pyotr Ilyich TCHAIKOVSKY | Serenata para cordas em Dó maior, Op. 48
__________
PARQUE CAPIVARI
02 AGO SÁB 11H00
BANDA SINFÔNICA DO EXÉRCITO
EDUARDO PEREIRA regente
CARLOS FREITAS trombone
Edmundo VILLANI-CÔRTES | Djopoi [Oferenda]
Dimitri CERVO | Concerto para trombone
Ricardo SILVA | Fantasia brasileira, nº1
Fernando de OLIVEIRA | Maxixe urbano
Alexandre DALÓIA | Suíte Carmem Miranda
__________
PARQUE CAPIVARI
02 AGO SÁB 16H30
GRU SINFÔNICA
ALUNOS DA CLASSE DE REGÊNCIA
Johannes BRAHMS | Duas danças húngaras, WoO. 1
Ferdinand HÉROLD | Zampa: Abertura
Johannes BRAHMS | Variações sobre um tema de Haydn, Op. 56a
Léo DELIBES | Coppélia: Suíte nº 2 – Tema Eslavo com variações
Johannes BRAHMS | Abertura Festival Acadêmico, Op. 80
Georges BIZET | Carmen: Suíte nº 1
__________
CAPELA DO PALÁCIO BOA VISTA
02 AGO SÁB 17H00
BRAZILIAN WINDS ENSEMBLE
JOANA GORENSTEIN flauta
FRANKLIN DE SOUZA oboé
ARIANE ROVESSE clarinete
ALAN DAVIDSON fagote
JOHANN PEREIRA trompa
Jacques IBERT | Três peças breves
Alexander LIEBERMANN | Quaraçá
Jean FRANÇAIX | Quinteto de sopros nº 1
Maurice RAVEL | Le tombeau de Couperin [O túmulo de Couperin]
Claude DEBUSSY | Rêverie
Mário TAVARES | Tempo de côco
Heitor VILLA-LOBOS | Bachianas brasileiras nº 4
Fernando MORAIS | Xaxando no cerrado
__________
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
02 AGO SÁB 20H30
ORQUESTRA DO FESTIVAL
JOSEP CABALLÉ- DOMENECH regente
KIM BAK DINITZEN violoncelo
Richard STRAUSS | O Cavaleiro da Rosa, Op. 59
Antonín DVORÁK
Bosques silenciosos
Rondo em Sol menor, Op. 94
Richard STRAUSS | As travessuras de Till Eulenspiegel, Op. 28
Gabriela ORTÍZ | Antrópolis
__________
SALA SÃO PAULO
03 AGO DOM 11H00
ORQUESTRA DO FESTIVAL
JOSEP CABALLÉ-DOMENECH regente
KIM BAK DINITZEN violoncelo
Richard STRAUSS | O Cavaleiro da Rosa, Op. 59
Antonín DVORÁK
Bosques silenciosos
Rondo em Sol menor, Op. 94
Richard STRAUSS | As travessuras de Till Eulenspiegel, Op. 28
Gabriela ORTÍZ | Antrópolis
__________
PARQUE CAPIVARI
03 AGO DOM 12H00
ORQUESTRA FURIOSA
NAILOR AZEVEDO PROVETA regente
VANESSA MORENO voz
Milton Nascimento e Clube da Esquina
Milton NASCIMENTO, Fernando BRANT
Vera Cruz
Travessia
Milton NASCIMENTO, Lô BORGES | Clube da Esquina nº 2
Milton NASCIMENTO, Ronaldo BASTOS | Cravo e canela
Milton NASCIMENTO | Morro Velho
Milton NASCIMENTO, Márcio BORGES, Fernando BRANT | O que foi feito de Vera
Milton NASCIMENTO, Fernando BRANT | Maria Maria
__________
| SERVIÇO |
55º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Data: 05 de julho a 03 de agosto de 2025
Ingressos: Entrada gratuita.
Auditório Claudio Santoro, Sala São Paulo, Sala do Coro e Estação Motiva Cultural: ingressos neste link cinco dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitada a quatro por pessoa). Observação: há uma cota de 100 ingressos para serem retirados no dia de cada apresentação na Sala São Paulo e no Auditório Claudio Santoro, e de 50 ingressos na Estação Motiva Cultural. Eles estarão disponíveis 1h antes dos concertos. Eles estarão disponíveis 1h antes dos concertos.
Capela São Pedro Apóstolo e Espaço Cultural Dr. Além: distribuição de ingressos presencial, 1h antes, na entrada dos locais (limitada a dois por pessoa).
Parque Capivari: acesso livre.
Locais (Campos do Jordão e São Paulo):
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início das apresentações. Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras no dia 06/jul. É necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail: [email protected].
PARQUE CAPIVARI
R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1.291, Capivari, Campos do Jordão, SP. Gratuito (entrada livre, sem necessidade de retirada de ingressos). Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.
ESPAÇO CULTURA DR. ALÉM
Avenida Dr. Januário Miraglia, 1.582, Abernéssia, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3664-2300. 186 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h30.
PALÁCIO BOA VISTA – CAPELA SÃO PEDRO APÓSTOLO
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3.001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP. 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
SALA SÃO PAULO – SALA DE CONCERTOS
Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 1.388 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Concerto acessível – recurso de acessibilidade: audiodescrição nos dias 13 e 27/jul, e 03/ago. É necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail: [email protected].
SALA SÃO PAULO – SALA DO CORO
Praça Júlio Prestes, 16, 2º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 150 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 543 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Concerto acessível – recurso de acessibilidade: audiodescrição no dia 17/jul. É necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail: [email protected].
INSTITUTO MACKENZIE – AUDITÓRIO RUY BARBOSA
Rua Itambé, 135, Higienópolis, São Paulo, SP. Tel. (11) 2114-8000. 950 lugares. Gratuito.
__________
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Fundação Osesp
Alexandre Félix | (11) 99220-4814
[email protected]
[email protected]
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
(11) 3339-8062 | (11) 3339-8585
[email protected] Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEXANDRE AUGUSTO ROXO FÉLIX
[email protected]
FONTE: Asssessoria de Imprensa / Fundação Osesp