Conforto atemporal e identidade local transformam os interiores do Ritz Suítes em Maceió

Projeto de retrofit assinado pela DPRC Arquitetura valoriza estética, funcionalidade e o cenário nordestino com soluções de longa durabilidade

GABRIELA DE CASTRO
30/07/2025 12h46 - Atualizado há 18 horas

Conforto atemporal e identidade local transformam os interiores do Ritz Suítes em Maceió
Ritz Suítes Maceió – projeto DPRC Arquitetura – Teto Vinílico Origens Tauari e Vini Ripado Areia – Foto Sarah Medeiros
Em um dos endereços mais icônicos da orla de Maceió, o hotel Ritz Suítes acaba de ganhar novos ares com o projeto de retrofit assinado pelas arquitetas Rafaela Cartaxo e Daniela Peixoto, do escritório DPRC Arquitetura. A proposta atualizou recepção, lobby, bar, academia, área infantil e restaurante, equilibrando funcionalidade e estética em ambientes contemporâneos, acolhedores e preparados para receber com sofisticação.
 
 

Ritz Suítes Maceió – projeto DPRC Arquitetura – Teto Vinílico Origens Tauari – Foto Sarah Medeiros

O desejo dos proprietários era claro: renovar com elegância e manter a personalidade do hotel. Eles participaram ativamente do processo, confiaram nas nossas escolhas e tornaram tudo muito prazeroso”, conta Rafaela. A aposta foi por uma base neutra, com materiais resistentes e de baixa manutenção, pensados para o alto fluxo de uso. Texturas amadeiradas, revestimentos vinílicos e acabamentos regionais compõem uma base visual elegante e atemporal.
 
 

Ritz Suítes Maceió – projeto DPRC Arquitetura – Teto Vinílico Origens Tauari e Vini Ripado Areia – Foto Sarah Medeiros

A primeira etapa da transformação começou pelo restaurante, que precisava se tornar mais leve e acolhedor, sem perder em robustez. Para isso, as arquitetas recorreram ao Teto Vinílico Origens Tauari, que proporciona uma estética natural, somada à durabilidade e à praticidade. Com visual amadeirado e tonalidade suave, o material contribuiu para o conforto visual do ambiente.

Outro destaque no projeto é o uso do Vini Ripado Areia, que adiciona textura, ritmo e sofisticação aos espaços. O revestimento foi aplicado em diferentes pontos de destaque, como o lobby e áreas de circulação, criando continuidade visual com o forro e valorizando o desenho arquitetônico com sua cor atemporal e acabamento preciso. “Escolhemos materiais que conversassem entre si e com a cidade em que o hotel está inserido”, comenta Daniela Peixoto.
 
  
 

Ritz Suítes Maceió – projeto DPRC Arquitetura – Teto Vinílico Origens Tauari e Vini Ripado Areia – Foto Sarah Medeiros
 
Em todos os nossos projetos, buscamos criar espaços atemporais e cheios de significado. Nosso repertório vem das vivências, do cotidiano e das viagens, o que nos ajuda a traduzir cada proposta de forma única”, complementa a arquiteta.

O novo visual dos ambientes não apenas eleva a experiência dos hóspedes, como também reforça o posicionamento do hotel como referência em hospitalidade na capital alagoana, evidenciando o poder de um bom projeto em valorizar negócios e tornar a arquitetura uma aliada da operação.

Sobre a Talt
Fundada em 1991 pelo empresário Leopoldo Beserra, a Araforros consolidou-se como referência nacional na fabricação de produtos com base vinílica, como forros, portas sanfonadas e telhas. Em 2025, evoluiu para Talt, abraçando um novo posicionamento no mercado de arquitetura e design. Com sede industrial em Arapiraca, Alagoas, a empresa conta com mais de 300 colaboradores e um parque fabril de 15 mil m², dedicado à inovação e ao design em materiais de acabamento para construção civil, arquitetura e decoração.

Atuando em todo o mercado brasileiro, a Talt atende mais de 3.000 clientes ativos, estando presente em mais de 1.000 cidades. Em plena expansão internacional, a marca também está presente em oito países da América Latina, além de Europa e Estados Unidos, levando sua expertise e qualidade para os principais polos de arquitetura e design de interiores.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA DE CASTRO MOREIRA LIMA
[email protected]


Notícias Relacionadas »