Quando as temperaturas caem, é natural buscar maneiras de deixar a casa mais acolhedora e confortável para os dias frios. Mas criar uma atmosfera quente e convidativa não precisa exigir reformas ou grandes investimentos: com alguns ajustes simples na decoração, já é possível transformar completamente a sensação dos ambientes.
Para ajudar nessa missão, o arquiteto Rômulo Costa, da Espaço Smart - maior ecossistema de Steel Frame da América Latina - reuniu dicas práticas que vão desde a escolha da iluminação até o uso estratégico de tecidos, revestimentos e materiais térmicos. “O aconchego está nos detalhes. São elementos que, além de funcionais, melhoram o bem-estar e a vivência dos espaços”, destaca o especialista.
Confira a seguir 5 sugestões que podem deixar sua casa mais quente, charmosa e funcional — ideal para curtir os dias de inverno com mais conforto:
Abrir as janelas nas primeiras horas da manhã, quando o sol ainda está suave, pode aquecer naturalmente os ambientes. Isso vale especialmente para quartos e salas que recebem luz direta. Além disso, trocar momentaneamente lâmpadas frias por opções de luz quente (tonalidade amarelada) transforma a sensação térmica dos espaços. “Essa é uma mudança simples, mas eficiente. A luz natural e uma iluminação quente ajudam a criar ambientes mais acolhedores e produtivos ao mesmo tempo”, explica Costa.
Revestimentos que imitam elementos presentes na natureza, como as pedras e a madeira, tem o poder de deixar os ambientes mais calorosos, trazendo aquela sensação de aconchego, além de adicionar a leveza das áreas externas para dentro de casa. “Existem diversos revestimentos naturais no mercado, mas também já temos opções que imitam as pedras e a madeira, que acabam sendo mais sustentáveis e um valor bem mais acessível. Estas são boas saídas para quem busca uma mudança significativa sem afetar o orçamento”, explica.
Segundo o especialista, os revestimentos são capazes de transformar totalmente a decoração e despertar diferentes sensações. A principal vantagem da madeira, por exemplo, é que ela adiciona rapidamente calor e aconchego a qualquer ambiente, então vale escolher o que mais combina com o seu lar.
Em dias frios, o contato com paredes geladas pode ser desconfortável, especialmente durante as baixas temperaturas da madrugada. Contar com uma cabeceira estofada, mesmo que provisória, pode ser uma solução prática para criar uma barreira térmica e melhorar o proveito do momento de descanso. “Cabeceiras estofadas vão além do aspecto estético, funcionando como uma proteção térmica nas noites mais frias. É um detalhe que faz diferença na rotina”, pontua Costa.
Os decorativos têxteis são peças-chave para compor ambientes quentes. Tapetes ajudam a isolar o frio do piso, enquanto mantas e almofadas em tecidos mais encorpados, como lã e tricô, elevam o conforto em sofás, poltronas e camas. Tal estratégia não exige grandes investimentos e pode ser adaptada ao estilo de cada espaço. “A escolha dos materiais e estampas corretos pode transformar a experiência de passar o inverno em casa, tornando-a mais aconchegante”, conclui o executivo.
As esquadrias de PVC são outras aliadas potentes no controle térmico do ambiente. Com baixa condução de temperatura, essas alternativas estruturais ajudam a bloquear o frio externo e ainda contribuem para o isolamento acústico.“É uma escolha que vale tanto para o inverno quanto para o verão, pois ajuda a manter a temperatura interna estável, reduzindo custos com climatização”, recomenda o especialista da Espaço Smart.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bianca Priscila Lucas
[email protected]