Como a Inteligência Artificial está mudando o mercado de trabalho?

Dominar tendências tecnológicas e investir em habilidades humanas podem garantir boas oportunidades, explica especialista

DAYNA BAROSSI
29/07/2025 11h34 - Atualizado há 1 dia

Como a Inteligência Artificial está mudando o mercado de trabalho?
Freepik
A Inteligência Artificial (IA) está imersa em nosso cotidiano por meio de recomendações de sites, publicações e e-commerces, assistentes pessoais em smartphones e chatbots de atendimento ao cliente. E ela ainda promete transformar de forma significativa o mercado de trabalho nos próximos anos. Para o coordenador dos cursos de Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Guarulhos (UNG), Eric Guedes, a tecnologia não substituirá completamente os profissionais, mas tende a eliminar funções repetitivas e administrativas.

O coordenador explica que a Inteligência Artificial está mudando a lógica do trabalho, exigindo dos profissionais uma requalificação constante e políticas capazes de preparar a sociedade para esse novo cenário. “As tecnologias promovem avanços em todas as áreas. Por isso, é fundamental dominar essas tendências e desenvolver habilidades que as máquinas ainda não conseguem reproduzir, como criatividade, empatia, pensamento crítico, solução de problemas complexos e domínio digital. Essa combinação garante vantagens competitivas para estar à frente profissionalmente”, informa o especialista.


De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), diversas profissões poderão tornar-se ultrapassadas com o avanço de plataformas e sistemas responsáveis por automatizar processos, reforçando a importância de se manter atualizado às exigências do mercado. A previsão do Fórum Econômico Mundial, divulgado no início deste ano, diz que até 2030 cerca de 92 milhões de empregos deixarão de existir em todo o mundo.

Segundo Guedes, algumas das profissões que podem desaparecer são tarefas baseadas em regras claras. “Isso inclui funções de escritório, como entrada de dados, organização de agendas, arquivamento e preparação de relatórios simples. Na contabilidade, atividades com lançamentos contábeis, seleção bancária e emissões fiscais. Além disso, há o atendimento ao cliente e agendamento de serviços”, exemplifica o professor. 

Em contrapartida, mais de 170 milhões de novas oportunidades devem surgir nas áreas de ciência de dados, machine learning e análise de sistemas. “O futuro do trabalho não será apenas sobre a tecnologia, mas como nos adaptamos a ela”, comenta o especialista.

Além disso, todos os estudantes que se matricularem em qualquer curso de graduação da UNG, ainda no segundo semestre de 2025, recebem, gratuitamente, o curso "Inteligência Artificial Generativa". Por meio dele, é possível se atualizar sobre as principais ferramentas tecnológicas e ampliar as oportunidades profissionais.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Dayna Nassif Barossi
[email protected]


Notícias Relacionadas »