IA reduz em 85% o tempo de atendimento ao cliente

Tecnologia da inDrive, plataforma de mobilidade e serviços, também automatiza 96% das verificações de documentos, personaliza a experiência de usuários e agiliza o onboarding de parceiros

LARA CATUNDA | ANOTHER.CO
30/07/2025 10h17 - Atualizado há 19 horas

IA reduz em 85% o tempo de atendimento ao cliente
inDrive

A inDrive, plataforma global de mobilidade e serviços urbanos, está impulsionando sua operação mundialmente com o uso estratégico de inteligência artificial (IA). As soluções desenvolvidas têm transformado processos internos e a experiência do usuário, com destaque para a automatização de atendimentos e validações importantes, que tornaram a operação mais ágil, segura e personalizada. Com essa evolução, a empresa melhora a jornada de ponta a ponta — desde a entrada de novos parceiros até o suporte aos usuários, agora mais responsivo e contextualizado. 

Desde a adoção das ferramentas baseadas em IA, a empresa, que acaba de atingir mundialmente 360 milhões de downloads do seu aplicativo, reduziu em 85% o tempo médio de resolução no atendimento ao cliente e automatizou 96% das verificações de documentos e fotos, sem necessidade de intervenção humana.  Roman Atachiants, Head de IA e arquitetura de dados da inDrive, explica que, “por trás de todos esses avanços está uma estrutura tecnológica própria, desenvolvida para adaptar a IA às necessidades reais da nossa operação. A inDrive criou um sistema operacional de Inteligência Artificial baseado em cinco camadas, que vão da capacitação interna até a automação de processos, complementares”. 

“Os sistemas adotados pela inDrive são treinados para compreender o significado por trás das solicitações dos usuários, não apenas palavras-chave. Isso permite um atendimento que considera o histórico de uso da plataforma e adapta as respostas conforme o perfil de cada passageiro. O resultado é uma experiência mais fluida, com menos fricção e maior satisfação". Além disso, a moderação automática de conteúdo atua em tempo real para manter os padrões da comunidade, garantindo um ambiente mais seguro”, complementa Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive Brasil. 

IA automatizando verificações e detectando fraudes 

No processo de integração de novos motoristas parceiros, por exemplo, a tecnologia trouxe ganhos concretos. A IA reduz em até uma semana o tempo médio de onboarding dos parceiros ao automatizar verificações com alto grau de precisão — parte de um esforço mais amplo para agilizar processos sem comprometer a segurança, um pilar essencial para a plataforma. Com isso, os parceiros conseguem iniciar suas atividades com mais agilidade e menos burocracia. Outro avanço importante está na detecção de fraudes: algoritmos especializados analisam os documentos durante o processo de verificação e identificam com rapidez inconsistências ou tentativas de falsificação, reforçando a segurança da plataforma antes da liberação do cadastro, por exemplo. 

"Aplicamos tecnologia onde ela realmente faz diferença: no atendimento mais ágil, na segurança das corridas e na eficiência operacional. Para isso, é preciso transformar o conhecimento em algo estruturado, claro, centralizado e acessível”, comenta Atachiants. "A inteligência artificial só faz sentido quando entrega valor real para as pessoas. Nosso foco sempre foi melhorar a experiência de quem usa a inDrive, sejam passageiros ou motoristas parceiros, e é isso que temos alcançado com essas soluções, sem abrir mão da nossa escuta ativa às necessidades locais e do nosso modelo de mobilidade mais justo, acessível e transparente", finaliza Mazzaferro. 

Modelo respaldado por dados e com escuta ativa 

Enquanto outros especulam, nós ouvimos; enquanto eles apenas automatizam, nós nos capacitamos. Na inDrive, acreditamos no poder da escolha e da negociação justa. Prova disso é que mais de 70% das ofertas de viagens no Brasil — e mais de 80% na América Latina — acontecem fora do preço recomendado pelo app. Isso mostra que a grande maioria dos nossos usuários prefere dialogar e chegar a acordos que reflitam a realidade local e o valor percebido por ambas as partes, colocando o algoritmo a serviço das pessoas — e não o contrário. 

Com todos esses avanços tecnológicos, a inDrive consolida uma operação preparada para escalar com eficiência no Brasil. Hoje, a plataforma está presente em mais de 200 cidades, em todos os estados do país, somando mais de 1,4 milhão de motoristas parceiros cadastrados e mais de 19 milhões de usuários. As melhorias já implementadas refletem o compromisso da empresa em aplicar IA de forma prática e direcionada — sempre alinhada ao modelo peer-to-peer de negociação direta e preços justos entre usuários e parceiros, que segue como diferencial da plataforma no setor de mobilidade urbana.  

Sobre a inDrive: 

A inDrive é uma plataforma global de mobilidade e serviços urbanos. Seu aplicativo foi baixado mais de 360 milhões de vezes e foi o segundo de mobilidade com mais downloads pelo terceiro ano consecutivo. Além da intermediação de transporte individual de passageiros por aplicativo, a inDrive oferece uma lista crescente de serviços urbanos, incluindo intermediação de transporte individual de passageiros intermunicipal e de entregas. Em 2023, a empresa lançou o New Ventures, um braço de empreendimentos e fusões e aquisições. 

A inDrive opera em 982 cidades em 48 países. Motivada pela missão de desafiar a injustiça social, a empresa está comprometida em ter um impacto positivo na vida de um bilhão de pessoas até 2030. Buscamos esse objetivo tanto por meio de seu negócio principal, que apoia comunidades locais com um modelo de preços justos; quanto por meio do trabalho da inVision, seu braço sem fins lucrativos. Os programas de empoderamento comunitário da inVision ajudam a promover educação, esportes, artes e ciências, igualdade de gênero e outras iniciativas vitais. 

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LARA CATUNDA CASTELO BRANCO OLIVEIRA
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