O Brasil deu mais um passo importante rumo a um futuro mais sustentável. Só no primeiro semestre de 2025, o país alcançou a marca de 4 gigawatts (GW) em nova potência instalada na matriz elétrica nacional. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foram 61 usinas que entraram em operação entre janeiro e junho, somando 4.096,3 megawatts (MW). Desse total, 17 novas usinas solares fotovoltaicas contribuíram com 738,63 MW – um sinal do avanço contínuo das fontes renováveis no país.
Em 1º de julho, o Brasil alcançou 212.526,6 MW de potência fiscalizada, de acordo com o Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA). Desse total em operação, 84,44% correspondem a fontes renováveis, o que consolida a matriz elétrica brasileira como uma das mais limpas do mundo.
Com mais de 30 anos de atuação no setor elétrico, a Quantum Engenharia tem contribuído diretamente para esse avanço. A empresa já entregou mais de 100 usinas fotovoltaicas em diferentes regiões do Brasil. Esses sistemas têm capacidade para gerar aproximadamente 360 GWh de energia limpa nos próximos 25 anos, evitando a emissão de cerca de 190 milhões de quilos de CO₂ na atmosfera – o equivalente ao plantio de 5 milhões de árvores ou a 1,2 milhão de quilômetros rodados por um automóvel.
“A energia solar representa hoje muito mais que economia: ela é uma alavanca para o desenvolvimento sustentável e para a democratização do acesso à energia limpa no Brasil”, afirma Gilberto Vieira Filho, fundador da Quantum Engenharia.
Além das usinas solares, a Quantum acumula mais de 2.096 projetos realizados em todo o território nacional, reforçando seu compromisso com soluções sustentáveis, eficientes e inovadoras para a infraestrutura energética do país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Leticia de Faria Avila Santos
[email protected]