Em um contexto onde mulheres dedicam, em média, 21,4 horas semanais a tarefas domésticas (IBGE) e uma em cada quatro sofre violência obstétrica (Fundação Perseu Abramo, 2020), o Clube de Leitura Mãe Leva Outra anuncia um encontro especial para debater o livro "Com amor, mamãe", da escritora Analu Leite. O evento online, que acontecerá no dia 28 de julho, às 19h, via Google Meet, promete uma conversa profunda sobre a maternidade em suas diversas nuances, desmistificando a visão romantizada e abordando temas cruciais para a realidade feminina brasileira.
"Com amor, mamãe" desafia narrativas tradicionais ao acompanhar Maria Clara, uma mãe que precisa lidar com a saída da filha Bia de casa e as feridas abertas em seu relacionamento. A obra revela um lado da maternidade muitas vezes silenciado, explorando o afeto e a frustração de maneira sensível e realista.
A autora Analu Leite, com sua sensibilidade, traz à tona um universo onde gestar e ter filhos possui lados bons e maus, e onde as mulheres são seres humanos com sentimentos complexos. O livro aborda realidades como violência obstétrica e doméstica, e o preconceito contra mães, especialmente as mães solo – que chefiam 11,6 milhões de lares no Brasil (IPEA, 2024).
A trama ecoa dados alarmantes: 25% das mães brasileiras apresentam sintomas de depressão pós-parto (Fiocruz, 2016) e 90% são afetadas pela sobrecarga mental do trabalho doméstico não remunerado (Instituto Locomotiva, 2024). Analu Leite tece essas e outras realidades em sua narrativa, mostrando como a sociedade patriarcal idealiza o "instinto materno" enquanto ignora a solidão, a raiva e o luto pelo "ninho vazio".
O debate contará com a participação de Rodrigo de Lorenzi, produtor de conteúdo literário, que trará insights e perspectivas para enriquecer a discussão. O encontro também terá a participação de Fernanda França e Débora Rendelli.
Trecho do livro: “Os homens adoram isso, sabia?! “Eu apoio sua decisão”. O que é apenas uma maneira cortês de não decidir nada e empurrar toda a responsabilidade para a companheira. Mas não se engane, no primeiro problema que aparecer, o infeliz covarde não vai pensar duas vezes antes de dizer, “mas foi você quem quis assim”. Entendeu? Pode me julgar mal (e provavelmente é o que está fazendo agora), mas quando um homem fala isso, ele não quer de verdade apoiar, quer apenas se eximir”, página 83.
Como participar: O encontro será online, via Google Meet. Para receber o link da sala e garantir a vaga, é indispensável realizar a inscrição: http://bit.ly/3YXH1dJ. Sobre o Clube de Leitura Mãe Leva Outra: O Clube de Leitura Mãe Leva Outra dedica-se a promover discussões sobre obras literárias com foco em temas relevantes para a maternidade e o universo feminino, incentivando a troca de experiências e o debate sobre a realidade das mães.
Ficha Técnica do Livro:
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]